(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva com granizo faz córrego transbordar em BH e provoca alagamentos em Contagem

Até a próxima segunda-feira, a previsão é que aproximadamente 100 milímetros de água caiam em Belo Horizonte


postado em 12/01/2017 19:53 / atualizado em 12/01/2017 22:59

Ver galeria . 13 Fotos Chuva forte com granizo atinge BH e Contagem e provoca alagamentos Divulgação
Chuva forte com granizo atinge BH e Contagem e provoca alagamentos (foto: Divulgação )

Moradores de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana vivem uma noite de chuva nesta quinta-feira. O córrego Ferrugem transbordou e provocou alagamento na Avenida Teresa Cristina, na capital mineira. O forte temporal acompanhado de granizo provoca pontos de alagamentos e falta de energia em Contagem. Pedras de gelo também atingiram a região do Barreiro. Raios e ventos fortes também foram registrados. Até a próxima segunda-feira, a previsão é que aproximadamente 100 milímetros de água caiam sobre a cidade.

A situação mais crítica em BH foi próximo a Vila São Paulo, na divisa com Contagem. Algumas casas, próximas ao Córrego do Ferrugem, foram inundadas. A moradora Leandra Cabloco, de 14 anos, relatou que a água subiu rapidamente. "Não destruiu muito dessa vez, mas estamos acostumados com esta situação", lamentou.

De acordo com o agente da Defesa Civil Municipal, Maurício Campos, o córrego transbordou na cabeceira. “Fizemos o isolamento da área rapidamente e evitamos o pior”, disse. Segundo ele, a sujeira era visível na água, que levou de sofás a barris de produtos químicos, uma das causas para a destruição da barreira de concreto. “O lixo pode ter ajudado a derrubar”, comentou.

Agentes da BHTrans fizeram a sinalização da via no trecho onde a mureta de proteção desabou. Cavaletes e faixas zebradas foram colocados nos dois lados para alertar os motoristas dos riscos. "Vamos acionar os órgãos competentes para que sejam feitas as obras necessárias no trecho", explicou um agente que não quis se identificar. Segundo ele, as linhas de ônibus não serão afetadas. Como é divisa com Contagem, o trecho é de responsabilidade da Transcon.


Contagem



Transtornos também foram registrados em Contagem. De acordo com a Transcon, ao menos três avenidas foram alagadas. Na General David Sarnoff, próximo a um shopping, veículos tentaram atravessar a via mesmo alagada. Alguns ficaram presos no alagamento. A água empossou também na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, e Avenida Tereza Cristina. Na Babita Camargos, a queda de energia deixou sinais desligados no encontro com a Avenida Marechal Castelo Branco.

Na Estação Eldorado do metrô, passageiros ficaram com água até os joelhos. Um grande alagamento foi registrado no local. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a situação foi provocada pelo transbordamento de um córrego da região, que provocou alagamento do túnel de acesso que liga a Rua Jequitibás ao terminal. “A rede coletora instalada na via pública não foi suficiente para conter todo o volume de chuva e, como o túnel de acesso à estação fica abaixo do nível da rua, a enxurrada acabou atingindo o local”, afirmou.

Segundo a empresa, “apesar das ocorrências não houve interrupção nas viagens do metrô e as composições circularam normalmente”. Equipes de manutenção e limpeza da estação Eldorado foram acionadas para ajudar no escoamento da água. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma árvore de grande porte caiu em uma rua do Bairro das Indústrias. Viaturas foram para o local para resolver a situação. Não há informações sobre feridos.

Por meio das redes sociais, moradores relataram a chuva por BH. “Que chuva é essa BH???”, disse Alice Ramos. “Tempo fechou na Pampulha agora”, alertou Kleber Silva. “Missão descer no Bonga Bonga: abortada. Motivo: N tenho equipamento de mergulho”, brincou Leide Botelho. “Chuva intensa e raios demais em Contagem!!!”, comentou Antônio Cruz.

Previsão de temporal

Nesta tarde, o órgão já tinha emitido um alerta de chuva para os próximos dias. “Áreas de instabilidade podem provocar temporais com descargas atmosféricas, rajadas de vento acima de 60 quilômetros por hora e volume de chuva acima de 100 milímetros nos próximos cinco dias”, disse a Defesa Civil. A situação é provocada, segundo o Instituto Puc Minas Tempoclima, por uma área de baixa pressão que está sobre a parte central da região Sudeste do Brasil intensifica as áreas de instabilidade em Minas, provocando chuvas em todo estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)