(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Verão chega nesta quarta-feira com temperaturas amenas e chuvas

Sob efeito do La Niña, não há expectativas de verão de calor e seca excessivos como registrados nos últimos anos. Estação é propensa para redução do consumo de energia elétrica


postado em 20/12/2016 18:33

Verão chega nesta quarta-feira, porém, calor não vai castigar como nos últimos anos(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Verão chega nesta quarta-feira, porém, calor não vai castigar como nos últimos anos (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O verão está de volta nesta quarta-feira, a partir das 7h44, porém, nesta edição a estação mais quente do ano terá um clima mais ameno. A previsão é do Centro de Meteorologia da Cemig, que aponta para o período chuvas intermitentes com aumentos esporádicos de temperatura entre as precipitações. Há pouca possibilidade de granizo.

Outra característica dessa estação é a duração mais longa dos dias. O meteorologista Ruany Gomes Xavier, da Cemig, explica que as causas do clima mais ameno no período são as condições próximas à neutralidade do fenômeno La Niña.

“As temperaturas da superfície equatorial do Oceano Pacífico central e oriental estarão ligeiramente abaixo da sua média histórica, próximas a sua normalidade, criando as condições de temperatura sem influências externas, ou seja, não há previsão de calor e seca excessivos para o período, como ocorreu nos últimos anos”, destaca Ruany Xavier.

Entre dezembro, janeiro e fevereiro, as chuvas devem ficar ligeiramente acima da média nas áreas do Triângulo, Oeste, Noroeste, Sul de Minas, Centro-Sul e Zona da Mata. Nas demais regiões do estado, são esperadas chuvas ligeiramente abaixo do volume normal. As temperaturas ficam dentro da normalidade em todas as áreas de Minas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, espera-se que as chuvas fiquem próximas à situação normal para o período entre dezembro e fevereiro. Ao longo de janeiro, a previsão de que ocorram de forma bem distribuída durante todo o mês. De acordo com Ruany Xavier, as temperaturas da Grande BH ficam dentro da normalidade, sem excessos.

Redução do consumo de energia no verão

Alguns hábitos simples podem ser adotados no verão e, no fim do mês, reduzir a conta de energia, ajudando ainda na recuperação dos reservatórios em todo o país.

Uma dessas medidas é a mudança da chave de temperatura do chuveiro no verão, já que o equipamento é um dos que mais consome energia, devido à sua alta potência. Com a alteração de sua temperatura de “inverno” para “verão”, a potência é reduzida em 30%, com economia no consumo residencial de até 10% no fim do mês.

E, como os dias são longos durante a estação, a iluminação natural permite diminuir o uso de lâmpadas elétricas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)