(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros inicia rodízio de água em todos os bairros da cidade

A medida foi tomada por causa do baixo volume dos reservatórios que abastecem o município


postado em 13/12/2016 18:08 / atualizado em 13/12/2016 20:52

Reservatório do Rio Juramento está com seu nível baixo(foto: José Ponciano Neto Ponciano)
Reservatório do Rio Juramento está com seu nível baixo (foto: José Ponciano Neto Ponciano)

Enquanto a capital mineira e outras regiões do estado sofrem com problemas provocados pelas chuvas, Montes Claros vive situação oposta. A Copasa iniciou nesta terça-feira o racionamento de água em toda a cidade da Região Norte de Minas, por causa do baixo volume dos reservatórios que a abastecem. A barragem do Rio Juramento, Sistema Rio Verde Grande, que responde por 65% da água consumida pela população local, está com 37,4% de sua capacidade, fora do chamado volume de segurança para garantir o abastecimento normalizado durante o próximo período de estiagem.

Devido à falta de chuvas e baixa nos reservatórios, a Copasa vem adotando medidas para reduzir o consumo de água em Montes Claros desde outubro de 2015, com a realização de manobras no sistema. Na prática, a suspensão do abastecimento em determinadas regiões (partes altas) em alguns períodos do dia. Mas agora, por meio de nota, a companhia anunciou oficialmente que o rodizio no abastecimento passou a ser feito em todos bairros do município.

Os mais de 200 bairros de Montes Claros foram divididos em cinco regiões. Em quatro, os moradores vão receber água encanada em seus domicílios em dias alternados. Em uma região, a interrupção no abastecimento se dará em uma parte do dia, de 1h até as 8h.

Por meio de nota, a Copasa informou que diante da redução no volume dos reservatórios, consequência da escassez de chuvas, adotou o rodízio como medida emergencial. Outra medida, é perfurar poços profundos e atender os usuários com caminhão-pipa. "As chuvas não têm sido suficientes para regularizar os reservatórios e precisamos trabalhar com um volume de segurança",  afirma Félix Vinícius Medeiros, supervisor do Distrito da Copasa de Montes Claros. Atualmente, com 37,4% de sua capacidade, a barragem do Rio Juramento está com um volume muito maior do que contava no mesmo período de 2015 (19,9%).

Nos últimos dias choveu em Montes Claros e em outros municípios do Norte de Minas. Mas o volume chuvoso registrado até agora é considerado pequeno. De acordo com o técnico em meio ambiente José Ponciano Neto, responsável pelo monitoramento da barragem do Rio Juramento, nos primeiros 13 dias de dezembro, foram registrados 70,9 milímetros de chuva na área do reservatório. Além do Sistema Rio Verde, estão com níveis baixos os outros reservatórios que abastecem Montes Claros: Porcos/Pacuí, Rebentão dos Ferros e Pai João/Lapa Grande.

 

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)