(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prontas para as festas das padroeiras, famílias de MG exaltam a fé que atravessa gerações

Próxima quarta-feira será de festas católicas país afora, com o tradicional foguetório ao meio-dia, procissões, missa e carreatas


postado em 09/10/2016 06:00 / atualizado em 09/10/2016 08:52

A matriarca Custódia Queiroz com filhos, netos e bisnetos: religiosidade no sangue (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)
A matriarca Custódia Queiroz com filhos, netos e bisnetos: religiosidade no sangue (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)

Num cantinho do quarto, a mineira Custódia Gonçalves Queiroz guarda rosários de contas coloridas, imagens de santos e outros objetos religiosos que acompanham sua vida centenária. É diante desse altar singelo e visitado pela extensa família, que ela reza diariamente e acende a vela para Nossa Senhora Aparecida, protetora desde os tempos em que, menina, aprendeu o caminho da igreja com a avó, no distrito de Pindaíbas, em Pequi, na Região Centro-Oeste de Minas. “Minha mãe teve 14 filhos, trabalhava demais, era professora e costurava até tarde da noite. Então, a vovó me levava à missa”, conta a senhora lúcida, sorridente, moradora há 47 anos no Bairro Boa Vista, Leste de Belo Horizonte. Mulher de fé, Custódia transmitiu a devoção aos filhos, netos e bisnetos, sempre dispostos a acompanhá-la nas orações domésticas e na novena em louvor à padroeira do Brasil, que terá seu dia celebrado na quarta-feira.

Em Minas, a tradição religiosa passa de geração a geração, tecida com palavras sagradas, recitada nos mistérios do terço e perpetuada nas reuniões familiares. “Deus me deu muitas graças, então agradeço a Ele e a Nossa Senhora Aparecida. O milagre maior é a vida”, conta Custódia, que vem participando da novena comandada pelo padre Carlos Felipe Dias Evangelista, no templo dedicado à padroeira, no Boa Vista. “O Juca sempre me leva”, brinca, ao olhar, com cumplicidade, para o filho José Honorato Rufino, de 65 anos, taxista. Já pensando no aniversário de 101 anos, em 3 de julho de 2017, Custódia se mostra feliz ao lado da filha Raimunda Maria Ramos, do neto Geraldo Antônio Amâncio, comerciante, e dos bisnetos Guilherme Veleziano Almeida Melo, de 18, Isabella Cristina, de 16, e Ana Clara, de 12, ambas filhas de Geraldo.

A exemplo dessa casa, a próxima quarta-feira será de festas católicas país afora, com o tradicional foguetório ao meio-dia, procissões, missa e carreatas. Em Aparecida (SP), milhares de brasileiros vão reviver a romaria ao Santuário Nacional e dar início ao Ano Jubilar – em 12 de outubro de 2017, será celebrado o tricentenário do aparecimento, nas águas do Rio Paraíba do Sul, da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que depois se tornou Nossa Senhora Aparecida. Em Minas, a data também é especial, com o encerramento, na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH, do jubileu de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do estado e com uma legião de fiéis e relatos de graças. Em 2017, serão comemorados os 250 anos de peregrinação ao alto do maciço, que poderá ter a visita do papa Francisco. O convite para a festa foi feito pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, em audiência particular no Vaticano em 29 de janeiro de 2015.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)