(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estiagem prolongada reduz a vazão do Rio Verde Grande

Há denúncia da retirada em excesso da água por empresa de confinamento de gado para abate


postado em 03/10/2016 06:00 / atualizado em 03/10/2016 09:32

O Rio Verde Grande, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, está completamente seco em um longo trecho que atinge os municípios de Janaúba, Verdelândia e Jaíba, no Norte de Minas. Além da estiagem prolongada, a retirada em excesso da água do Verde Grande por uma empresa de confinamento de gado para abate no município de São João da Ponte contribuiu para reduzir drasticamente a vazão do rio, prejudicando dezenas de pequenos produtores e moradores de comunidades rurais, como denunciou o secretário municipal de Administração de Verdelândia, Elmar Cesar de Carvalho. A população da sede do município também é atingida, informou.


Ele disse o Rio Verde Grande está sendo “sugado” pelas bombas dos pivôs centrais da fazenda, que manteria cerca de 20 mil bois em confinamento. A água é usada na irrigação de centenas de hectares de capim, milho, cana-de-açucar e sorgo, matérias-primas da ração produzida para alimentar os animais em confinamento. A propriedade também tem criação de cavalo de raça, afirmou o denunciante.

Carvalho disse que o prefeito de Verdelândia, Sebastião Eustáquio de Paula (PP), já encaminhou a denúncia ao Ministério Publico do Meio Ambiente e à Agência Nacional de Águas (Ana). “Mas, até agora, nenhuma providência foi adotada.”

De acordo com o secretário, a firma de criação de gado passou a fazer a captação em uma mina (nascente) que abastecia o Verde Grande. A empresa também teria instalado geradores de energia no local, aumentando o poder de sucção das bombas. A reportagem do Estado de Minas tentou, mas não conseguiu falar com os responsáveis pela fazenda de confinamento.

FALTA DE ÁGUA O secretário afirmou que o problema afeta diretamente a população da cidade (8,3 mil habitantes, pois a barragem que abastece a cidade, construída no Rio Verde Grande, está com 40% de sua capacidade. Ele salientou que a Copasa, que administra o sistema de abastecimento do município, já entrou em alerta, providenciando a perfuração de poços tubulares.

Segundo ele, devido ao “sugamento” pelas bombas de irrigação e à falta de chuvas, o Rio Verde Grande secou completamente no trecho no município de Verdelândia há mais de 60 dias. Centenas de pessoas sofrem com a falta de água nas comunidades rurais do município (Amargoso, Agreste, Olhos D´Água, Vista Alegre e Murta). Ainda conforme Carvalho, dezenas de produtores da região ficaram no prejuízo, por conta da falta de água para manter os plantios de banana e outras culturas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)