(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inscrições no Enem de 2016 crescem quase 10% em Minas Gerais

Total de inscritos no estado em 2016 perde apenas para São Paulo. Coordenadores de 188 cidades mineiras que vão receber as provas passam por treinamento em BH


postado em 03/09/2016 13:19 / atualizado em 03/09/2016 13:31

A diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, orienta os coordenadores municipais sobre procedimentos de segurança(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
A diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, orienta os coordenadores municipais sobre procedimentos de segurança (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Mais de 948 mil candidatos a uma vaga no ensino superior público do Brasil vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 em Minas Gerais. O número (948.545) é 9,66% maior do que a quantidade de inscritos em Minas nas provas do ano passado, quando foram 864.953 candidatos.

Segundo o Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a maioria dos futuros universitários no estado é composta de mulheres, que totalizam 58% de todos que se inscreveram no exame. Os homens representam 42% dos candidatos. Quase um terço das pessoas (32%) têm entre 21 e 30 anos. Outros 14% tem mais de 30.

Os dados foram divulgados pelo Inep no dia em que 188 coordenadores municipais de aplicação das provas estão sendo submetidos a um treinamento de oito horas. O curso acontece neste sábado em um hotel de Belo Horizonte. O representante de cada uma das 188 cidades que terão aplicação de provas em Minas Gerais está recebendo as noções gerais de segurança para garantir a aplicação segura, sigilosa e isonômica em todo país.

Os trabalhos de hoje foram supervisionados pela diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, que destacou que o treinamento é importante para todas as questões que envolvem a aplicação da prova, mas também para aqueles candidatos que pediram algum tipo de atendimento específico.

Em Minas Gerais, há exemplos de pessoas que pediram para ser tratadas com o nome social, provas que serão aplicadas em unidades hospitalares, mães lactantes, que podem fazer o teste com um acompanhante que ficará com o bebê, e também provas em braile, para atender os deficientes visuais. “Minas é um bom retrato do Brasil. Quase todos os tipos de atendimento especializado temos em Minas Gerais”, afirma a diretora.

SIMULADO Já está disponível desde a manhã deste sábado o terceiro simulado do Enem, conjunto de 80 questões elaboradas com a mesma metodologia do exame nacional. O teste simulado pode ser encontrado no portal Hora do Enem, ou diretamente acessando o site www.geekiegames.com.br, onde o candidato precisa se cadastrar. Essa é a terceira edição do simulado, que ficará disponível até às 20h de 11 de setembro. A última edição antes do exame terá início em 8 de outubro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)