(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dois meses de agenda cultural na Pampulha para celebrar título de patrimônio da humanidade

Serão dezenas de eventos para todas as idades, que vão de shows, apresentações de teatrais e circenses, manifestações literárias e oficinas de arte, entre outras atividades que terão como palco prédios do conjunto arquitetônico e praças


postado em 19/07/2016 18:44 / atualizado em 19/07/2016 23:13

Programação cultural na Pampulha começa na sexta-feira e segue até 22 de setembro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Programação cultural na Pampulha começa na sexta-feira e segue até 22 de setembro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
Começa nesta sexta-feira a programação cultural para celebrar o título de Patrimônio Mundial da Humanidade do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. Serão dezenas de atrações gratuitas para todos os gostos e idades, até 22 de setembro.

Na programação, shows como os dos violeiros Chico Lobo e Pereira da Viola, do violonista Marcus Vianna, do cantor Pedro Morais e da banda 14 Bis, com participação de Flávio Venturini e da dupla Sá & Guarabyra. Também estão previstas exposições, apresentações teatrais e circenses, contadores de histórias, corrida, piquenique literário, feira de livros e aula de capoeira, entre outros eventos.

Confira a seguir toda a programação:

22 de julho, às 19h, abertura das celebrações, na Praça Dino Barbieri, em frente à Igreja de São Francisco, na Pampulha, com o ator Milton Gonçalves como mestre de cerimônia. Apresentações de Vesperata de Diamantina, coral Cidade dos Profetas de Congonhas e Orquestra Ouro Preto.

Até 22 de agosto, na Casa do Baile, acontece a exposição “Juscelino Kubitschek”, com horário de visitação de terça a domingo das 9h às 18h (quintas-feiras até as 21h).

23 de julho, às 10h, na Casa Kubitschek, apresentação do Trupe Gaia Escola de Circo e contadores de histórias.

De 23 de julho a 30 de outubro, no gradil Parque Municipal (Centro de Belo Horizonte), exposição Pampulha Patrimônio da Humanidade.

24 de julho, das 7h às 10h, na Praça Geralda Damata Pimentel, Corrida da Cooperação (OCEMG).  No Museu de Arte da Pampulha (MAP), às 10h e depois às 11h, contadores de histórias: “Um Sonho Chamado Pampulha e show “As Rainhas do Rádio”. Na Casa do Baile, às 17h, show com Pedro Morais, e às 18h30, com Devise.

29 de julho, às 20h, apresentação da Orquestra de Câmara do Sesiminas, Museu de Arte da Pampulha.

30 de Julho, às 10h, desenhando em família, com Rogério Fernandes e visita teatralizada musical:  “JK com vida”, na Casa Kubitschek.

31 de Julho, às 10h e às 11h, no Museu de Arte da Pampulha, espetáculo infantil “O Quintal da Guegué” e “Margem”, com companhia Suspensa. Na Casa do Baile, shows de Jennifer Sousa e Vaga Luz, às 17h e às 18h30, respectivamente.

De 1º a 30 de agosto, nos centros culturais da FMC, ação educativa “Pampulha:  Cartão postal”, poesia visual - oficina de escrita que recria paisagens da Pampulha por meio de poemas visuais elaborados pelos participantes.

De 8 de agosto a 10 de setembro, na Praça Geralda Damata Pimentel, MAP e Casa Kubitschek, Projeto Conhecer para Cuidar, com oficinas de maquete dos bens culturais do Conjunto Moderno da Pampulha.

6 de agosto, às 10h, piquenique literário e feira troca-troca de livros, na Casa Kubitschek, a partir das 10h.

7 de agosto, bloco carnavalesco Atrás do Jacaré e show com Marcelo Costa Trio Jazz, às 10h e às 11h, respectivamente, no Museu de Arte da Pampulha. Na Igreja São Francisco de Assis, às 11h, Quinteto de Cordas Sesiminas. Na Casa do Baile, às 17 e  às 18h30, shows Alessandro Travassos & André Travassos e Léo Marques.

13 de agosto, às 10h, na Casa Kubitschek, espetáculo infantil “O Quintal da Guegué”.

14 de agosto
, no Museu de Arte da Pampulha, às 10h e às 11h, desenhando em família com Rogério Fernandes e o show “Nascentes”. Na Casa do Baile, às 17h, espetáculo de dança “Margem”, da companhia Suspensa.

15 de agosto, às 16h, passagem da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem em carro aberto do corpo de Bombeiros, seguida de bênção do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira. Às 16h30, missa campal celebrada pelo bispo dom Edson, com participação dos padres Ademir e Gilson (participação especial coral Sesiminas), no adro da Igreja São Francisco de Assis.

13 a 28 de agosto, na Casa Kubitschek, exposição “Movimento Verde Cataguases”, de terça a domingo das 9h às 18h (quintas-feiras até as 21h).

17 de agosto, a partir das 14h, no Museu de Arte da Pampulha, Dia do Patrimônio Histórico, com cerimônia de entrega do certificado da Unesco.

18 de agosto, às 20h, na Igreja São Francisco de Assis, projeto Música na Igreja, com Quarteto de Cordas Família Barros.

20 de agosto, na Casa Kubitschek, roda de contadores de histórias.

21 de agosto, às 10h e às 11h, no Museu de Arte da Pampulha, piquenique literário com roda de contadores de história e show com As Formosas. Na Casa do Baile, às 17h e às 18h30, shows de Ligha Linga e Laura Lopes.

23 de agosto, das 9h às 17h, seminário internacional “O Mundo em BH – A BH do mundo e nova matriz cultural”, na Casa do Baile.

26 de agosto, às 20h30, Praça Geralda Damata Pimentel, Orquestra de Câmara do Sesc com participação especial de Marcus Vianna. Às 21h30, Companhia Sesc de Dança.

27 de agosto, às 9h30, na Praça Dino Barbieri, aulão de capoeira (dois patrimônios mundiais em uma só ginga) e às 15h apresentação da Companhia de Dança do Sesiminas. Na Praça Geralda Damata Pimentel, às 10h, livro ao pé da árvore, com caminhão biblioteca do Sesc; às 13h, agosto das festas populares (grupo de folias, catiras, cortejos, comidas típicas e quadrilha); e às 17h, causos e violas das gerais (Chico Lobo e Pereira da Viola/Tadeu Martins). Na Casa Kubitschek, às 10h, visita teatralizada musical: “JK com vida”.  Na Casa do baile, às 16h, espetáculo “Maracatu Lua Nova”.

28 de agosto, às 10h e 11h, ensaio aberto da charanga Padecendo no Paraíso e show com Pé de Amora, no Museu de Arte da Pampulha. Na Igreja São Francisco de Assis, às 11h, apresentação da Orquestra Jovem do Sesiminas. Na Praça Geralda Damata Pimentel, a partir das 14h, rua de lazer do Sesc, com oficinas temáticas e brincadeiras folclóricas. Às 17h, na praça, show de Marcus Vianna e Transfônica Orkestra, com participação especial Coral Jovem Sesc. Às 19h, entram no palco 14 Bis, com Sá & Guarabyra e Flávio Venturini.

30 de agosto a 4 de outubro, Casa Cor – Mostra Pampulha, em que renomados arquitetos criarão ambientes para a Casa do Baile e Casa Kubitschek (terça a domingo das 9h às 18h e quintas-feiras até as 21h) e Museu de Arte da Pampulha (terça a domingo das 9h às 18h30).

3 de setembro
, às 19h, na Praça Geralda Damata Pimentel, espetáculo “Nada Será Como Antes – O Musical”, homenageia Milton Nascimento.

4 de setembro, das 10h e às 16h, “descontorno na Pampulha” (visitas guiadas de 17 centros culturais nos equipamentos do Conjunto Moderno, encerrando com piquenique comunitário na Praça Dino Barbieri). Às 16h, tem ainda apresentação do Grupo Aruanda, na praça.

8 de setembro
, às 20h, projeto Música na Igreja da Pampulha, com Ricardo Marçal (violão), na Igreja de São Francisco de Assis.

9 de setembro, às 17h, Casa Kubitschek, apresentação do Grupo Mano a Mano.

10 de setembro
, às 14h, Casa Kubitschek, feirinha de histórias:  “Controlando a origem das frutas brasileiras”, narração de Jhê Delacroix com trilha sonora de Eduardo Pinheiro. Às 16h, apresentação do espetáculo de dança “Curtiu, dá um like!”.

11 de setembro, às 15h30, Festival Internacional de Corais, na Casa Kubitschek.

12 de setembro, às 19h, no Museu de Arte da Pampulha, solenidade de homenagem Pampulha Patrimônio. Às 11h, no píer da lagoa, em frente à Casa Kubitschek, inauguração do monumento em homenagem à JK, Oscar Niemeyer, Burle Max e Candido Portinari.

22 de setembro, às 20h, encerramento da programação, com projeto Música na Igreja, com Antônio Carlos Magalhães (cravo), na Igreja São Francisco de Assis

Endereços na Pampulha:  Casa do Baile, Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751; Casa Kubitschek, Otacílio Negrão de Lima, 4.188; Iate Tênis Clube, Otacílio Negrão de Lima, 1.350; Igreja São Francisco de Assis, Otacílio Negrão de Lima, 3.000, Museu de Arte da Pampulha (MAP), Otacílio Negrão de Lima, 16.585; Praça Dino Barbieri, Otacílio Negrão de Lima, 3.000; e Praça Geralda Damata Pimentel, Rua Versília, s/nº.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)