(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trecho reformado da Tereza Cristina sofre com abandono e destruição

Três anos depois de requalificado, segmento da avenida está tomado por mato e entulho. Prédio que abrigaria centro de idosos sofre com ação dos vândalos


postado em 18/07/2016 06:00 / atualizado em 18/07/2016 07:44

Um dos problemas da avenida é a deposição clandestina de entulho(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Um dos problemas da avenida é a deposição clandestina de entulho (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Quando o governo de Minas entregou, ainda na gestão passada, a obra de requalificação da Avenida Tereza Cristina, na divisa entre Belo Horizonte e Contagem, na Grande BH, moradores do Bairro das Indústrias, na Região do Barreiro, em BH, e do Bairro Jardim Industrial, em Contagem, esperavam por benefícios que garantissem uma melhor qualidade de vida.

Porém, três anos depois da conclusão da obra, a região sofre com o abandono. As áreas que deveriam funcionar com um parque linear ao longo da avenida estão tomadas por matagal e deposição clandestina de entulhos. O descaso com a região é tanto que um imóvel na avenida, que deveria ser um centro de atendimento de idosos, está praticamente destruído, sequer sem ter sido inaugurado. Todos os vidros expostos estão quebrados e o interior do centro comunitário foi vandalizado. A cena revolta a população que poderia usufruir do bem público.

É o caso do carpinteiro Geraldo Pereira, de 71 anos, e da mulher dele, a lavadeira Luzia Maria de Jesus, de 83. Os dois moram em um conjunto no Bairro Jardim Industrial e esperavam usar o centro, hoje imprestável. Na fachada do imóvel informa que ali deveria funcionar uma unidade do Núcleo Programa Vida Saudável, com atividades culturais e esportivas para idosos.

“Quando começaram a construir, a comunidade ficou muito satisfeita, ficamos felizes. Depois, a tristeza tomou conta. Como que pode uma coisa dessas acontecer?”, questiona o carpinteiro. “Esse espaço deveria funcionar para alguma coisa. Se estivesse pronto, seria uma opção de lazer para nós”, completa Luzia.

A reportagem entrou no imóvel e constatou o abandono. Praticamente todos os vidros das janelas na parte de trás foram quebrados. Uma porta de vidro que também fica nos fundos foi destruída e os estilhaços estão espalhados pela entrada. Já dentro do prédio, partes do forro estão arrebentadas. Um dos cômodos, onde deveria funcionar um banheiro, está cheio de fezes. Na parte da frente, voltada para a Tereza Cristina, o mato está tomando conta da fachada em alguns pontos.

Ver galeria . 6 Fotos Obra de imóvel construído pelo governo do estado foi paralisada em novembro de 2014 e empresa responsável retirou segurança. Resultado é a destruição de várias instalaçõesPaulo Filgueiras/EM/D.A PRESS
Obra de imóvel construído pelo governo do estado foi paralisada em novembro de 2014 e empresa responsável retirou segurança. Resultado é a destruição de várias instalações (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS )


A situação do centro comunitário não é um fato isolado neste trecho da Avenida Tereza Cristina inaugurado há três anos depois de investimentos de R$ 258 milhões. Na ocasião, todo o complexo de ligação da via entre o Barreiro e os limites de BH e Contagem, na Vila São Paulo, foi incluído no projeto de requalificação urbana e ambiental do Ribeirão Arrudas.

As intervenções incluíram saneamento, canalização e contenção do curso d’água e a remoção de 1.025 famílias que viviam em áreas de risco, com reassentamento de 608 em apartamentos construídos pelo governo estadual na mesma região. O sistema viário foi remodelado, com a construção de quatro pontes, dois viadutos, uma trincheira, um viaduto ferroviário e a implantação de 2,7 quilômetros da Avenida Tereza Cristina.

MORADIA E CANALIZAÇÃO A urbanização do trecho resolveu problemas de moradia para as famílias que habitavam uma área de risco e garantiu a conclusão da canalização do Ribeirão Arrudas, já que o local tinha esgoto a céu aberto. Porém, as intervenções previam um parque linear para a avenida, com áreas para a prática de esporte que hoje estão abandonadas, sem manutenção. A avenida também virou ponto de descarte clandestino de entulhos.

O mato tomou conta e trouxe a insegurança, espalhada para a população. Moradora de um dos prédios do conjunto residencial do Jardim Industrial, Stefane Natalia Jesus, de 27, chega em casa todos os dias por volta de meia noite e pede ao motorista do ônibus para deixá-la bem ao lado de sua casa. “O ponto fica um pouco mais longe. Como vou andar nesse breu no meio do mato? E como vou trazer meus filhos para brincar nesse parque desse jeito?”, pergunta a moradora

Em nota, a Prefeitura de Contagem diz que está programada uma ação de manutenção para este trecho da Tereza Cristina que inclui remoção de entulho e capina. Sobre a iluminação, a administração municipal diz que a manutenção é feita periodicamente, conforme a demanda. A a assessoria de comunicação completa que as áreas em questão ainda estão sob a administração do governo de Minas e que o centro comunitário é uma obra da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop).

A Setop respondeu que a construção do imóvel era responsabilidade da gestão estadual passada e que essa é uma das obras não concluídas pelo governo anterior em novembro de 2014. “Quando houve a paralisação, a edificação estava com 80% do projeto concluído. A empresa construtora retirou a vigilância da obra e, consequentemente, a mesma foi depredada. No momento, está sendo elaborado o processo de distrato para, posteriormente, licitar a reforma e a conclusão do centro comunitário”, informa a secretaria em nota encaminhada por sua assessoria. A pasta não se manifestou sobre a situação geral da Avenida Tereza Cristina.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)