(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte registra manhã mais fria do ano

Termômetros marcaram 9,1 graus na Região da Pampulha. Também houve recorde negativo no Sul de Minas. Monte Verde registrou -3,4 graus, menor temperatura de 2016 no estado


postado em 18/07/2016 09:44 / atualizado em 18/07/2016 09:45

Belo Horizonte registrou o dia mais frio do ano na manhã desta segunda-feira. Por volta das 7h, os termômetros marcaram a mínima de 9,1 graus na Região da Pampulha, informação confirmada pelo Instituto PUC Minas TempoClima e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porém, as duas instituições divergem sobre a sensação térmica na capital mineira. Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, às 7h a sensação foi de -4 graus na Pampulha, enquanto o Inmet informou 7 graus, na mesma região.

O frio também foi recordista no Sul de Minas, com a ocorrência de geadas em pontos isolados. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, a mínima registrada durante a madrugada foi de -3,4 graus, temperatura mais baixa em todo o estado de Minas Gerais em 2016, segundo o Inmet. Já em Maria da Fé, os termômetros marcaram -2,6 graus.

Os especialistas dizem que a queda da temperatura é explicada pela chegada de uma massa de ar frio polar vinda do litoral sul do país. A situação deve se manter pelo menos até quinta-feira, quando essa massa começa a perder força. A partir de quarta-feira, há previsão de chuva para Belo Horizonte e região metropolitana. Porém, serão chuvas leves, em pontos isolados da cidade. Já a umidade relativa do ar, que ontem ficou em torno de 30%, deve subir para 40%.

Cuidados com a umidade


Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação do estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado o estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

A baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde. A hidratação do corpo e a umidificação de ambientes devem ser priorizadas para evitar a desidratação e a incidência maior de doenças respiratórias, além de dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h.

Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios.

Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele para evitar dermatites (com informações de Carolina Cotta).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)