(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Personalidades mineiras celebram o título conquistado pela Pampulha

Nas redes sociais ou em notas oficiais, todos aclamam a decisão da Unesco de reconhecer o conjunto moderno da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade


postado em 17/07/2016 13:12 / atualizado em 17/07/2016 16:54

O Pato Fu comemorou a conquista com foto do show gravado no Museu de Arte da Pampulha, em 2002(foto: Reprodução da Internet)
O Pato Fu comemorou a conquista com foto do show gravado no Museu de Arte da Pampulha, em 2002 (foto: Reprodução da Internet)
O título de patrimônio cultural da humanidade é motivo de orgulho para mineiros. Desde cedo, as redes socias estão repercutindo o reconhecimento anunciado pela Unesco durante a madrugada. Personalidades, políticos e artistas também celebram.

O Pato Fu postou foto de um show no Museu de Arte da Pampulha no Facebook do grupo. "E não é que agora podemos dizer que temos um disco gravado em um Patrimônio Mundial?!", comemoraram.

Em nota, o governador Fernando Pimentel (PT) comemorou o reconhecimento do conjunto moderno da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade. "É com muita alegria que recebemos mais este reconhecimento da Unesco, que reafirma a posição de Minas Gerais como um berço da cultura e do patrimônio histórico no Brasil. O título concedido ao conjunto aquitetônico da Pampulha é a celebração do importante legado modernista deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e evidencia a diversidade cultural existente em nosso estado", disse  Pimentel.

O senador Aécio Neves, do PSDB, se manifestou pelas redes socias. "A Pampulha é Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco! Parabéns, BH.Parabéns, Minas!

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, por meio de nota, afirmou que agora estamos junto às grandes obras do Patrimônio Mundial da Humanidade. "Conjunto Arquitetônico da Pampulha é um dos primeiros complexos modernistas do mundo e a primeira grande expressão da importante obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Se essa é uma expressão inequívoca do talento de um dos maiores mestres da arquitetura mundial, a presença da Capela de São Francisco de Assis como um dos elementos mais marcantes desse conjunto arquitetônico – símbolo de Belo Horizonte - é também testemunho vivo da história da fé mineira, enraizada na religiosidade", afirmou.

DESDE CEDO Pouco tempo depois que o conjunto moderno da Pampulha foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade as redes sociais já começaram a ser tomadas por comentários.

Um dos primeiros a comentar o assunto nas redes sociais foi o ministro da Cultura do Brasil, Marcelo Calero, que está em Istambul, na Turquia, e acompanhou a reunião da 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. “Viva! Pampulha Patrimônio Mundial!!”, comemorou Calero.

O senador Antonio Anastasia (PSDB) também se mostrou feliz com o título. “A Pampulha agora é oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. Parabéns, Minas! Parabéns, BH!”, disse. Afonso Borges, do Sempre um Papo, também postou: "Feliz. Pampulha é da humanidade”, completou


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)