(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Professor assassinado é enterrado em Montes Claros

Crime, de provável motivação homofóbica, ocorreu durante festa de formatura no norte de Minas, na sexta-feira


02/07/2016 15:04 - atualizado 02/07/2016 15:24

André Felipe Vieira Colares, de 24 anos, era professor ma Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
André Felipe Vieira Colares, de 24 anos, era professor ma Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) (foto: Arquivo Pessoal)
Em clima de muita emoção, foi sepultado na manhã deste sábado, em Montes Claros, no norte de Minas, o corpo do professor André Felipe Vieira Colares, de 24 anos, assassinado durante uma festa de formandos do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O crime ocorreu em uma chácara, na região sul da cidade, na madrugada de sexta-feira. Ele foi encontrado morto com um corte profundo no pescoço, causado por caco de vidro, e os dois olhos furados com palitos. Foi preso um adolescente de 17 anos, que confessou o crime, alegando que matou o professor devido a um desentendimento após uma relação sexual dentro de um banheiro da chácara, onde o corpo foi achado.

Depois de ser velado na Funerária da Santa Casa de Montes Claros, o corpo de André Felipe foi sepultado no Cemitério Parque Jardim da Esperança, acompanhado por dezenas de parentes e amigos do professor. A família não permitiu fotos e imagens durante e velório e o enterro. O crime chocou a cidade, com repercussão nacional, sendo apontado com mais um cruel exemplo da violência contra homossexuais.

O menor que confessou o crime prestou depoimento ao delegado de plantão, Ranieri Marcondes, na tarde de sexta-feira. Ele pernoitou em uma sala da delegacia de plantão, no centro da cidade. Neste sábado, o caso foi levado ao conhecimento da Promotoria da Infância e da Adolescência, que deverá fazer o encaminhamento para o Centro de Internação Socioeducativa Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Cidade Industrial, em Montes Claros. O adolescente é natural de Guanambi (BA) e disse que viajou para Montes Claros para participar da festa dos formandos de Medicina.

UFOP DIVULGA NOTA

André Felipe Colares era irmão de Mauro Colares, um dos formandos de medicina da Unimontes. Ele era pesquisador e professor substituto do curso de Administração da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) suspendeu as aulas do curso de Administração na sexta-feira e decretou luto oficial por três dias. Na sexta-feira à noite, a reitoria da Ufop divulgou nota, lamentando a morte do professor, em que comunicava: “A reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, após apurar as circunstâncias da morte do professor André Felipe Vieira Colares, do curso de Administração, assassinado na madrugada desta sexta-feira, na cidade de Montes Claros, vem a público repudiar este ato de violência, desejando que os fatos sejam rigorosamente esclarecidos".

O professor concluiu o curso de Administração na Unimontes, onde foi presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso e diretor da Empresa Junior de Administração. A Universidade de Montes Claros também divulgou nota de repudio, lamentando e manifestando indignação diante do assassinato de André Felipe, em que afirmava: "A Reitoria e a comunidade acadêmica repudiam toda ação de violência e discriminação e se solidarizam com os familiares e amigos do ex-aluno. A Universidade Estadual de Montes Claros reafirma também seu compromisso público em promover uma sociedade mais justa, democrática, humana e diversa”, diz a nota.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)