(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mortes por gripe em Minas Gerais chegam a 68, quatro vezes mais que em 2015

Maioria dos casos tem associação com o vírus Influenza A H1N1. Campo Belo é a cidade mineira com maior quantidade de óbitos


postado em 01/07/2016 11:49 / atualizado em 01/07/2016 12:19

Campanha de vacinação em Belo Horizonte atingiu meta estipulada pelo Ministério da Saúde(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Campanha de vacinação em Belo Horizonte atingiu meta estipulada pelo Ministério da Saúde (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
As mortes associadas ao vírus da gripe chegaram a 68 em Minas Gerais no primeiro semestre de 2016, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde. A pasta informou que foram 269 casos de 1º de janeiro até 30 de junho da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza, sendo que em 68 deles as evoluções levaram à morte dos pacientes.

Os dados estão no Informe Epidemiológico da Gripe e mostram também que, das 68 mortes, 43 ocorreram por conta do subtipo Influenza A H1N1, 20 por Influenza A não subtipado, duas por Influenza B e três não foram classificadas. Em um dos casos de morte por Influenza B, o paciente é morador de São Paulo, mas foi atendido em Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais.

Quando comparadas com o último informe divulgado pela SES, as mortes subiram 36%, saindo de 50 na semana passada para 68 no boletim desta semana. Já em relação ao número de óbitos do ano passado, o aumento já chega a 353%, pois 15 pacientes morreram de janeiro a dezembro de 2015. Segundo a SES, a Influenza é comum durante todos os meses do ano, mas com a redução das temperaturas típica de estações como outono e inverno, os casos aumentam principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Entre as cidades que mais registraram óbitos em Minas está Campo Belo, no Centro-Oeste, com sete mortes. Foram cinco casos por Influenza A H1N1 e dois por Influeza A não subtipado. Em Belo Horizonte foram quatro óbitos, sendo dois por H1N1 e dois sem subtipo da Influenza A. Na capital mineira a campanha de vacinação contra a gripe superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Enquanto a pasta estipulou como meta imunizar 669 mil moradores, 675 mil pessoas receberam as doses e ficaram protegidas contra a doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)