(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Termômetros devem marcar até 11ºC em BH e Defesa Civil emite alerta

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) afirmou que a baixa temperatura deve se manter pelo menos até terça-feira


postado em 10/06/2016 14:41 / atualizado em 10/06/2016 19:38

Nesta sexta-feira, a mínima na capital mineira chegou a 14ºC(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Nesta sexta-feira, a mínima na capital mineira chegou a 14ºC (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Moradores da capital mineira e de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem retirar os agasalhos do armário. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a queda brusca de temperatura nos próximos quatro dias. Em BH, os termômetros podem atingir 11ºC ao amanhecer. Com a presença dos ventos, a sensação térmica será ainda mais baixa. Em alguns municípios mineiros o frio já chegou intenso. Os termômetros em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, marcaram -1,4 grau na madrugada desta sexta-feira, a menor temperatura registrada no estado em 2016.

Segundo a PUC Minas TempoClima, o declínio da temperatura aconteceu com a chegada de uma massa de ar polar em Minas Gerais, que tem como característica o clima frio e tempo instável. Essa massa se aproximou do Brasil no inicio da semana e se intensificou no sul de Minas nesta quinta-feira. O centro de metrologista informou que esse é uma aspecto comum do final do outono e inicio do inverno, que começa no dia 20 de junho. "Essa não é a primeira massa de ar frio em Minas que trouxe baixas temperaturas. No dia 2 de maio, tivemos o registro da menor temperatura do ano em Belo Horizonte", explicou.

O dia mais frio deste ano em BH foi 2 de maio, com 11,5 graus de temperatura. Se as previsões se confirmarem, a capital mineira poder bater sua menor temperatura do ano até terça-feira. Nesta sexta-feira a mínima na capital mineira foi 14 graus e a máxima não deve passar dos 24.

Por causa da baixa temperatura, a Comdec recomenda não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, pois a mesma desidrata a pele, pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas agasalhado(a) e nos horários mais recomendados (manhã até as 10h e à tarde a partir das 16h), Não deixar de ingerir líquidos. Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, manter janelas abertas para ventilação.

Geada em Monte Verde

Moradores e turistas presenciaram geada nessa sexta-feira em Monte Verde. O distrito de Camanducaia teve a menor temperatura do ano no Estado. Na quinta-feira, o frio no povoado chegou a -0,7 grau e houve geada. Conforme o PUC Minas TempoClima, de 2006 até hoje, a menor temperatura em Minas Gerais foi -3,6 graus, também em Monte Verde, em 5 de agosto de 2006. Outra cidade com temperatura baixa hoje foi Maria da Fé, também no Sul do estado, com 1,8 graus. (Com informações de Cristiane Silva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)