(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rede municipal de ensino de BH inicia implantação da Base Nacional Comum Curricular

Apesar da turbulência política, discussão da iniciativa que norteará currículos das escolas em todo o país avança


postado em 12/05/2016 00:12 / atualizado em 12/05/2016 12:06

Alunos em escola da rede pública de BH: capital vai revisar e atualizar seus conteúdos e espera ter apoio da União para o desafio(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)
Alunos em escola da rede pública de BH: capital vai revisar e atualizar seus conteúdos e espera ter apoio da União para o desafio (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)

Belo Horizonte se prepara para revisar e atualizar a grade curricular de suas escolas. A rede municipal de ensino é uma das que estão prestes a implantar a mudança nos níveis infantil e fundamental, logo depois da conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O nome da iniciativa, inédita na área de educação, indica qual sua meta e por que é uma das mais aguardadas dos últimos tempos. A Base está sendo elaborada em nível nacional, para deixar claros os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm direito durante sua trajetória, desde a creche até o nível médio. Perto de bater o martelo sobre a questão, diversas entidades têm encontro marcado nesta semana, em Brasília, para definir o andamento da última etapa do processo: o cronograma dos seminários estaduais, antes de se  redigir a versão final do documento.

E é nessa construção social em que especialistas apostam para que a proposta prossiga, independentemente das turbulências e das mudanças políticas por que passa o país. Não se trata de uma lista de conteúdos educacionais, mas de algo que a embasa. Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) apresentou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a segunda versão da Base, revisada e, na opinião de especialistas, melhorada em relação à primeira, alvo de muitas críticas em setembro do ano passado. A partir de agora, o MEC sai de cena para dar vez ao CNE, que, com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), vai conduzir a próxima fase do processo. Até junho, serão promovidos seminários nos estados e no Distrito Federal.

Segundo o presidente do Consed, Eduardo Deschamps, secretário de Educação do estado de Santa Catarina, a data para envio da versão definitiva da Base ao CNE é 24 de junho. Apesar do prazo que se aproxima, ele avisa que a versão apresentada na semana passada não é a definitiva. “Há uma série de especialistas fazendo a análise desse documento e, depois dos seminários, teremos uma ideia do grau de mudanças a serem feitas. O conteúdo evoluiu, mas certamente não é definitivo e fechado”, disse, acrescentando ser prematuro opinar sobre  possíveis alterações.

ADAPTAÇÃO A rede de ensino de BH tem proposições curriculares para a educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA), que deverão ser adaptadas aos novos parâmetros. As alterações serão debatidas com a Secretaria de Estado de Educação, e levarão em conta também as discussões da parte regionalizada da Base, que vai incorporar características locais da sociedade, da cultura, da economia e dos estudantes.

A secretária de Educação de BH, Sueli Baliza, destaca que a instituição da BNCC pressupõe a criação de uma instância permanente de cooperação entre União, estados e municípios. “Será importante que a União, por meio dessa instância,  crie possibilidades de financiamento a estados e municípios, para que estes realizem a formação continuada de seus professores, objetivando o pleno entendimento da Base e sua aplicabilidade nas salas de aula e nos processos de avaliação externa do próprio MEC e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)”, ressalta Sueli.

A formação dos professores e suas condições de trabalho são, para a dirigente municipal de Educação de Anápolis (GO) e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-Seção Goiás, Virgínia Maria Pereira de Melo, o maior desafio para a implantação da BNCC. Ela acredita que qualquer mudança está intrinsecamente ligada ao professor. “Para isso, o profissional precisa de formação inicial e continuada, valorização, com piso salarial e carreira atrativos, e um espaço físico bem-estruturado, seguro, com materiais didáticos e equipamentos suficientes”, diz.

As redes de ensino terão que se preocupar também com o material didático, que sofrerá grande impacto. “Espera-se que essas obras modifiquem também sua concepção pedagógica e se tornem capazes de propiciar o protagonismo e a autonomia, tanto de professores quanto de alunos, para que deixem de ser recursos que definem e engessam, por si mesmos, o currículo das escolas”, afirma Sueli Baliza.

DIVERSIDADE O presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Emiro Barbini, pondera que qualquer proposta comum para um país com tanta diversidade é de difícil implantação. Por isso, defende que a Base não seja fechada a futuras alterações. “Educação muda o tempo todo, daí a necessidade de atualização constante dos currículos, de verificar os locais onde estão sendo aplicados”, diz. Ele acredita que os educadores ainda não estão preparados para as mudanças e que, por isso, será preciso investir na formação de todos os especialistas, das escolas públicas ou privadas, para que tenham entendimento do documento e aproveitamento na busca pela qualidade. “É muito trabalho pela frente e um desafio grande. Mas é um avanço e vejo o início de algo que pode se movimentar para um futuro ainda melhor.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)