(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Simulados on-line e presencial do Enem estarão disponíveis no dia 30

Testes estarão disponíveis on-line da 0h às 20h e das 8h às 12h para alunos que optaram pelo exame presencial. Novas baterias foram programadas para junho, agosto e outubro


postado em 21/04/2016 06:00 / atualizado em 21/04/2016 07:36

De olho em vaga no curso de medicina, Gabriel dos Santos se prepara para verificar como está seu desempenho no primeiro simulado oficial do Enem(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
De olho em vaga no curso de medicina, Gabriel dos Santos se prepara para verificar como está seu desempenho no primeiro simulado oficial do Enem (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda nem começaram e a maior avaliação do país já movimenta os ânimos de um batalhão de estudantes de olho numa vaga na universidade. Sobram expectativas para o primeiro grande teste da temporada: o simulado oficial on-line da prova. Com estreia marcada para o dia 30, ele poderá ser feito em apenas um clique, pelo computador, tablet ou celular. Ontem, terminou o prazo para quem não tem acesso à internet se cadastrar para testar seus conhecimentos presencialmente. Para quem vai usar o próprio equipamento, a inscrição termina na véspera do simulado. Em Belo Horizonte, colégios preparam e incentivam os estudantes, que correm para encarar essa maratona virtual.

O simulado é destinado aos 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio, inscritos na plataforma Hora do Enem (https://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem). O Ministério da Educação oferta 120 mil vagas presenciais em todo o país, por meio de parceria com universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado on-line, gratuito, pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Na capital mineira, são quatro locais de prova, com quase 2 mil vagas. Para os alunos que farão a prova presencialmente, o exame será das 8h às 12h. Para quem optar por fazer o teste em plataforma própria, o horário de exame é diferente: da 0h até as 20h. Mas, a partir do momento de início da prova, o estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-la. O primeiro simulado terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até abril. Outros três testes estão programados para 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Diretor do Colégio Arnaldo, Geraldo Junio aprova a iniciativa. “Uma referência de estudos é fazer simulados. Por meio dele, o aluno aproveita para ver o tempo que está gastando e o estilo da questão. E esse é, principalmente, o momento em que o estudante pode errar”, diz. Junio destaca que o simulado é uma maneira de estender o acesso à preparação. “Apesar das tentativas de universalizar o ensino superior, ainda há uma segregação, porque quem tem dinheiro paga uma escola privada ou um pré-vestibular e isso o coloca à frente de quem não tem condições financeiras”.

No Colégio Padre Eustáquio, na Região Noroeste de BH, até uma cartilha foi criada para auxiliar os alunos com o passo a passo das inscrições. Aluno do 3º ano do ensino médio, Gabriel Advíncula dos Santos, de 17 anos, que quer estudar medicina, diz que tudo é uma questão de foco e, por isso, é tão importante a disciplina para fazer um simulado em casa, sem a supervisão de um educador. “É o desejo de querer passar numa universidade federal. Se ‘roubar’, se eu olhar uma resposta, não vou enganar o sistema, mas a mim mesmo, e não conseguirei alcançar meu objetivo”, diz. Para Gabriel, o simulado abriu a oportunidade para os candidatos verem o que o Enem realmente quer, uma vez que é elaborado pelo MEC.

Candidata a uma vaga em odontologia, Katherine Métz de Mattos, também de 17, acredita que o modelo permite uma aproximação maior com o exame nacional. Aluna do 3º ano do Colégio Magnum Cidade Nova, na Região Nordeste de BH, espera saber, por meio do teste virtual, o que precisa melhorar em química. Ela aproveita o site Hora do Enem para dar também uma geral nos conhecimentos. Constantemente, revisa aulas e vê os vídeos disponíveis. Para o simulado, não tem dúvidas: “Vamos simular mesmo. É uma questão de consciência fazê-lo bem”.

RECURSOS As inscrições para o Enem de 2016 começam no dia 9 do mês que vem. O prazo vai até às 23h59 do dia 20 de maio. As provas estão marcadas para 5 e 6 de novembro (sábado e domingo). A plataforma Hora do Enem é um programa de estudos com diversos recursos interativos que visam à melhoria do aprendizado. O sistema está disponível na internet desde o último dia 5. O estudante informa o curso que quer fazer na faculdade. Em seguida, responde a algumas questões e recebe um plano de estudo individualizado para começar a preparação para o Enem. São 1,2 mil aulas e cerca de 3 mil exercícios disponíveis.


Múltiplos usos

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O resultado do exame é requisito também para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)