
Professores da rede municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocuparam a sede da prefeitura na manhã desta segunda-feira. A categoria quer um encontro com o prefeito Carlim Moura (PCdoB) para discutir reajuste salarial. Os profissionais da educação estão paralisados há quase um mês.
A categoria reivindica recomposição salarial, redução da jornada do quadro administrativo de 30 horas para 22 horas e 30 minutos, alteração no padrão da carreira de 2% para 2,5%, valorização profissional, que envolve condições de trabalho, materialidade e saúde do trabalhador e o fim da terceirização.
Em nota, a prefeitura informou que já paga o maior salário da região metropolitana para os professores em início de carreira. Eles recebem, segundo a administração municipal, R$ 2.178,38, por uma jornada de trabalho semanal de 22 horas e 30 minutos. Em 2013 e 2014, o governo atual concedeu aumentos salariais para a categoria, sendo que em 2013 foi o maior reajuste da Grande BH (7,16% do INPC). Disse, ainda, que concedeu aumento de progressão da carreira de 1,4% para 2% no salário do servidor da Educação, impactando a folha de pagamento em R$ 9 milhões.
Informou que, diante da crise financeira que assola os municípios e dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, se vê com dificuldades para garantir o reajuste salarial reivindicado pela categoria.