(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Celebração ao santo dos trabalhadores e da família lota Matriz de São José

A expectativa é de que pelo menos 40 mil pessoas acompanhem as solenidades em BH. As pessoas também podem passar nas barraquinhas de quitutes montadas no pátio da igreja, além de aferir a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol


postado em 19/03/2016 11:57 / atualizado em 19/03/2016 12:59

Padre Nelson celebra missa para os fiéis que lotaram a Igreja de São José(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Padre Nelson celebra missa para os fiéis que lotaram a Igreja de São José (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
A comunidade católica celebra neste sábado o dia de São José, santo padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Em Belo Horizonte, a previsão é de que pelo menos 40 mil fiéis passem na Igreja Matriz de São José, no Centro, para as missas que estão sendo celebradas de duas em duas horas. Nas cerimônias das 6h e 8h o público foi grande – mais de 4 mil pessoas. Mulheres, homens, jovens e idosos acordaram cedo para agradecer as bençãos do santo de devoção, pedir a intercessão por empregos, saúde e proteção para o lar, parentes, amigos e bens pessoais.

O tema desse ano da Festa de São José é "Dignidade sim, Desemprego não!", chamando a atenção para a grave crise econômica e política que vem desestruturando as famílias. O padre Nelson Antônio Linhares, pároco da Igreja São José, disse neste sábado que é um tempo especial de fortalecer a fé para enfrentar os desafios da vida. “Celebrar a festa de São José é contemplar a vida de um homem justo e trabalhador, homem que defende a vida e protege a família”, disse o religioso.

Padre Nelson explicou que o santo padroeiro das famílias e dos trabalhadores nos ensina a acolher a vontade de Deus, vivendo a humildade e a fé. “São José é modelo de dedicação ao trabalho e inspiração para que todo trabalhador tenha seus direitos sociais e sua dignidade respeitados”, ressalta ele. No fim da missa das 8h, o religioso abençoou muitas carteiras de trabalhos. As pessoas também levaram as chaves de casa, do carro, fotos de enfermos, caixas de medicamentos para a intercessão divina.

A jovem Gabriela Luiza, de 20 anos, levou a carteira de trabalho para ser abençoada(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
A jovem Gabriela Luiza, de 20 anos, levou a carteira de trabalho para ser abençoada (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Muito emocionada, a atriz e produtora cultural, Iara Esteves, de 55 anos, levou uma bandeira do Brasil para ser abençoada e para pedir paz para todas as famílias no país. “Estamos vivendo momentos difíceis. Sou devota de São José há muito tempo e todos os anos eu venho para celebrar o seu dia. Este ano vim pedir para que ele nos ajude a ter discernimento na hora de tomarmos decisões, principalmente nas questões que envolvem a sociedade”, falou Iara, que é também estudante de psicologia.

A estudante Gabriela Luiza Batista, de 20, levou a carteira de trabalho para a missa das 8h, para pedir intervenção de São José e conseguir um emprego. A costureira Neli Camilo Alcântara, 67, foi fazer orações ao santo de devoção para se livrar de uma dor no braço.

No intervalo das missas, os fiéis podem aproveitar os quitutes que estão sendo vendidos nas barracas montadas no pátio da igreja e ainda cuidar da saúde. Profissionais voluntários de uma rede de drogarias da capital estão aferindo a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol.

Restauração

Outro destaque da programação da festa do padroeiro dos trabalhadores e da família é a Campanha São José é 10. Fiéis são convocados para ajudarem no restauro e recuperação da Igreja. A proposta, além de participar, é também compreender a importância da preservação de um patrimônio histórico e cultural da cidade.

Programação

Missas festivas: 12h, 14h, 16 e 18h
Missa solene (celebrada pela Comunidade Redentorista, em louvor a São José): 20h


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)