(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Especial sobre "Grande sertão: veredas" repercute na internet é elogiado por leitores


postado em 13/03/2016 06:00 / atualizado em 13/03/2016 08:45

A violência contra a diversidade no sertão mineiro foi um dos temas abordados pelo especial Travessia, publicado pelo Estado de Minas na edição de domingo e disponível em versão ampliada no em.com.br. A reportagem é a primeira homenagem do EM às seis décadas de lançamento da obra-prima Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967).

O especial teve ampla repercussão entre leitores de vários cantos do Brasil, que elogiaram a sensibilidade e o respeito do texto e se encantaram com os relatos das jornadas de vidas e mortes de anônimos Diadorins do sertão mineiro em busca da própria identidade. Pessoas que, como a misteriosa criação do escritor, tiveram coragem para enfrentar os perigos em suas próprias travessias. A capa do EM e as imagens do especial Travessia foram compartilhadas e curtidas milhares de vezes nas redes sociais com elogios de pessoas comuns, entidades de classe e organizações de direitos humanos.

Entre eles, o estilista mineiro Ronaldo Fraga, que já produziu coleção inspirada em Grande sertão: veredas. “Que coisa mais linda!!”, comentou em seu perfil do Facebook. O escritor e produtor cultural Afonso Borges ressaltou a originalidade e a beleza do especial. “Não vamos deixar passar ao largo esta maravilhosa reportagem do Estado de Minas. Esqueçam, esqueçam de verdade essa confusão política e leiam devagar, com calma, para durar, a matéria”.

Para produzir Travessia, a equipe do EM percorreu cerca de 2,5 mil quilômetros em 10 dias nas trilhas campeadas pelos personagens principais da obra. São lugares fundamentais na história, como a Barra do Rio de-Janeiro,  em Três Marias, e o Paredão de Minas, em Buritizeiro. Nesses locais, homens e mulheres que se vestem de coragem para cruzar suas veredas em busca da felicidade plena ao lado de alguém do mesmo sexo.

A edição completa do especial Travessia está disponível no em.com.br (em.com.br/especiais/travessia). Lá é possível conhecer as emocionantes histórias de vida e morte de pessoas do sertão mineiro por meio de entrevistas, vídeos, infográficos e fotografias reunidos pela reportagem de Gustavo Werneck, Fred Bottrel e Alexandre Guzanshe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)