(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Faculdade de Direito da UFMG vai apurar caso de racismo de aluno contra seguranças

Segundo a instituição, depois de passar por baixo da catraca que fica na entrada da instituição, estudante se referiu aos seguranças como "gorilas"


postado em 04/03/2016 09:10 / atualizado em 04/03/2016 09:46

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 13/08/2014)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 13/08/2014)
A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que fica no Centro de Belo Horizonte, vai abrir sindicância para apurar um caso de ofensa racial praticado por um aluno contra seguranças da instituição.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da faculdade, na tarde de quarta-feira, um aluno do curso de Ciências do Estado passou por baixo da catraca da portaria do prédio. Depois disso, ele se dirigiu ao chefe de Serviços Gerais e disse “você tem que segurar seus gorilas”. Segundo a instituição, os profissionais são negros e se sentiram ofendidos. “Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada e, em seguida, foi registrado um boletim de ocorrência”, detalha o texto.

A Faculdade de Direito diz repudiar qualquer tipo de discriminação. Na nota, o diretor Fernando Jayme disse que a institutição vai tomar todas as medidas para evitar esse tipo de situação. “Iremos instituir uma Comissão de Sindicância para apurar o ocorrido na Faculdade. Além disso, vamos comunicar o fato ao Ministério Público Estadual e Federal, ao Conselho de Direitos Humanos do Estado, à Assembleia e à Reitoria da UFMG”, disse. Ainda segundo ele, a faculdade poderá punir o estudante com advertência ou exclusão.

Ainda segundo a instituição de ensino, a catraca passou a ser adotada no prédio após reuniões da Congregação (órgão máximo da escola) - que agrega professores, alunos e servidores -, para trazer segurança à comunidade acadêmica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)