(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Padre investigado por abuso de menores em distrito de Diamantina será transferido

Sacerdote de distrito de Diamantina afastado de centro comunitário infantil por ordem da Justiça é comunicado informalmente de que deve deixar a diocese. Defesa nega assédio


04/03/2016 06:00 - atualizado 04/03/2016 07:44

A delegada Kiria Orlandi, que investiga as suspeitas, ouvirá mais uma suposta vítima e testemunhas de defesa antes de inquirir o acusado(foto: Luiz Ribeiro/EM/DA Press)
A delegada Kiria Orlandi, que investiga as suspeitas, ouvirá mais uma suposta vítima e testemunhas de defesa antes de inquirir o acusado (foto: Luiz Ribeiro/EM/DA Press)
Diamantina – Depois de cinco meses sendo investigado por acusações de crime sexual contra adolescentes, o pároco de São João da Chapada, distrito de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, deve ser transferido da diocese. A informação partiu da própria defesa do religioso. De acordo com o advogado Flávio Venício da Costa, seu cliente recebeu ontem um telefonema, de um integrante da Igreja Católica, informando sobre a remoção, ainda sem destino definido ou data para ocorrer. “Ele foi informado verbalmente. Ainda não foi notificado oficialmente”, afirmou. A defesa nega a culpa do padre nas denúncias investigadas pela Polícia Civil, de abuso de ao menos dois menores no Centro Comunitário Infantil Padre Romano Merten, onde o sacerdote morava e de onde foi afastado há cerca de duas semanas. Obrigado pela Justiça a manter distância de no mínimo 100 metros das supostas vítimas, seus familiares e testemunhas, entre outras imposições, o investigado se mudou para a casa paroquial da Matriz de Santo Antônio, no mesmo distrito.

Em meio à determinação judicial, que inclui cinco medidas cautelares determinadas pelo juiz Fábio Henrique Vieira, da 2ª Vara da Comarca de Diamantina, e ao inquérito que corre em segredo de Justiça, uma carta assinada por uma associação cultural do distrito pede o afastamento do religioso do povoado de aproximadamente 2,5 mil habitantes. De acordo com o secretário da Fundação Distrital Pró-desenvolvimento de São João da Chapada, Geraldo Elton Dias, ofício enviado na terça-feira à diocese pede que o padre seja recolhido no seminário de Diamantina, para evitar constrangimentos entre ele e a comunidade. “Diante da decisão judicial que o impede de aproximar das vítimas, seus familiares e testemunhas, bem como de manter coroinhas durante as celebrações, achamos por bem solicitar que ele não ficasse no distrito. É uma forma de evitar desgastes”, afirma Geraldo. Ele afirmou que ainda não recebeu retorno sobre o pleito e adiantou que, embora haja simpatia da comunidade católica local com o religioso, as pessoas ficam em dúvida sobre as acusações.

Moradora antiga de São João da Chapada, a aposentada Elenita Fernandes, de 65 anos, é ponderada ao comentar o assunto: “Não sou capaz de opinar sobre se ele deve permanecer ou não. Quem deve decidir é o bispo. Não deixei de participar das missas desde que o caso foi divulgado, mas acho esse assunto muito grave e afeta muito a imagem de um padre. Estou rezando para que tudo se resolva da melhor forma”, disse.

HISTÓRICO Documento ao qual o Estado de Minas teve acesso com exclusividade informa que o pároco já foi flagrado assediando menores em uma cidade do Sul do país, e que nos lugares por onde passou sempre foi alvo de denúncias relativas a esse tipo de comportamento. A situação foi descrita no ofício expedido pela coordenação da própria a instituição religiosa à qual ele pertence, a Fraternidade, Palavra e Missão. O impresso, anexado ao material reunido durante as investigações, dá conta de que em 1997, o padre “foi flagrado por assistentes sociais assediando menores em um banheiro de uma obra social em Santa Cruz do Sul”. Segundo o relatório, a situação não foi tratada a fundo, porque um superior exigiu que o sacerdote fosse retirado da diocese. Nenhuma denúncia foi feita formalmente. Natural de São Leopoldo (RS), o religioso envolvido nas denúncias, de 51 anos, completou 23 anos de ordenação no último dia 26 de fevereiro. Depois de atuar no Sul, o pároco já trabalhou em São Paulo e desde 2013 está em São João da Chapada.

A Diocese de Diamantina, que tem à frente o arcebispo Dom João Bosco Oliver de Faria, ainda não se posicionou sobre o assunto nem confirma que o aviso de transferência tenha partido de lá. De acordo com uma funcionária, o arcebispo vai se reunir com outros integrantes da diocese e deve se manifestar nos próximos dias.

Ao negar as denúncias contra o pároco, a defesa ressaltou que apenas testemunhas de acusação foram ouvidas até o momento e que nenhuma trabalho pericial foi concluído. De acordo com o advogado Flávio Venício, quatro testemunhas de defesa foram arroladas para prestar depoimento a favor do religioso. “São pessoas ligadas à Igreja – uma delas prestava serviço no CCI – e uma funcionária pública. Estão à espera da intimação da delegada para serem ouvidas”, disse. “Conversei com ele hoje (ontem) e ele está bem tranquilo com a situação, porque não tem culpa nenhuma em relação às denúncias”, acrescentou. O padre foi procurado pelo Estado de Minas, por telefone, e-mail e pessoalmente, mas, de acordo com seus advogados, informou não ter interesse em se manifestar diretamente.

Apuração também no mundo virtual

O padre do distrito de São João da Chapada também é investigado pela suspeita de assédio a crianças e adolescentes via internet. De acordo com a delegada Kiria Orlandi, responsável pelas investigações, ainda em outubro do ano passado, após as primeiras denúncias envolvendo o religioso, foram feitas buscas com autorização judicial na casa do padre e recolhido farto material, incluindo computador, notebook, HDs, CDs, pen-drives, fitas VHS e até antigos disquetes.

O sacerdote alegou que tudo era “material de trabalho”. A delegada Kiria Orlandi disse que, de fato, na ocasião, não chegaram a ser verificadas provas que pudessem incriminar o investigado. Porém, todo o acervo foi encaminhado para perícia técnica no Instituto de Criminalística, em Belo Horizonte. “Aqui, não tivemos como fazer uma avaliação mais criteriosa. Com a perícia técnica, poderá ser uma investigação mais completa, inclusive, para saber se houve arquivos apagados, por exemplo”, afirma a delegada.

A policial salientou que, como as investigações correm em sigilo, não pode revelar detalhes. Mas não negou já ter ouvido 18 testemunhas, e que pelo menos cinco delas relataram o “comportamento inadequado” do religioso. Também informou que, após identificar duas vítimas e ouvir o “depoimento contundente” de uma delas, um rapaz de 18 anos que teria sofrido abusos desde os 16, vai intensificar a apuração, com o objetivo de identificar e ouvir os depoimentos de outras vítimas.

Sobre a acusação de crimes na internet, o advogado afirma que estas informações a respeito da conduta do padre também são inverídicas e diz que também não consta no inquérito dado referente a um menor de 13 anos, citado pela delegada como uma das vítimas. Ao Estado de Minas, a policial informou que o adolescente ainda não foi ouvido. O investigado tampouco prestou depoimento sobre as denúncias. A delegada Kiria Orlandi informou que somente vai ouvi-lo depois de escutar todas as testemunhas. (VL e LR)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)