(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alfenas entra em estado de emergência após estragos e morte durante a chuva

O prefeito da cidade, Maurílio Peloso, editou decreto nesta segunda-feira. O pedido vai vigorar por 180 dias


postado em 22/02/2016 15:05 / atualizado em 22/02/2016 22:28

Ver galeria . 9 Fotos Alessandro Emergente/Divulgação
(foto: Alessandro Emergente/Divulgação )

Os prejuízos causados pela forte chuva em Alfenas, na Região Sul de Minas Gerais, ainda são contados pelos moradores. O temporal provocou quedas de árvores, de muros, e danos à rede elétrica, o que deixou várias famílias sem energia elétrica. Uma mulher morreu eletrocutada depois de ser atingida por um fio de alta-tensão que se rompeu durante a chuva. O marido dela, de 24 anos, ficou gravemente ferido. Por causa dos estragos, o prefeito da cidade, Maurílio Peloso, decretou situação de emergência no município nesta segunda-feira.

O temporal acompanhado de granizo começou por volta das 15h30 de domingo. Foram apenas 20 minutos de precipitação que causou quedas de árvores, alagou ruas, destelhou casas e danificou imóveis. Uma unidade de saúde e uma central de distribuição de medicamentos foram alagadas. Famílias ficaram desalojadas. Segundo a prefeitura, a Polícia Militar (PM) registrou mais de 70 chamados da Defesa Civil e os bombeiros receberam mais de 30 chamados.

Desde a tarde de domingo, diversos órgãos ligados a prefeitura estão fazendo levantamento para detectar os prejuízos. O prefeito adiantou que houve danos no asfalto, em pontes, estradas rurais, equipamentos e prédios públicos. O decreto de emergência entra em vigor nesta segunda-feira e vai vigorar por 180 dias.

A ocorrência mais grave aconteceu no Bairro Chapada, onde a mulher morreu eletrocutada. De acordo com a Defesa Civil da cidade, o marido da vítima ficou gravemente ferido e foi levado para o hospital. Durante o temporal, Reginaldo André de Souza, de 24, estava desligando a chave geral de energia da casa onde mora com a esposa quando houve uma descarga elétrica. O raio provocou o rompimento de um fio de alta-tensão e as vítimas foram atingidas. O rapaz ainda teria tentado socorrer a companheira, Renata Camilo da Silva, de 33, que morreu a caminho do hospital. A mulher estava grávida.

No mesmo bairro, uma unidade de saúde que fica na Praça Augusto Valadão ficou interditada por causa da queda de uma árvore que obstruiu o prédio. O Centro de Distribuição de Medicamentos (CDM) e o Centro de Atenção a Doenças Crônicas (CADOC) ficaram fechados na manhã desta segunda para a limpeza, por causa de alagamentos.

Dados de Minas Gerais

O decreto de emergência de Alfenas ainda não foi incluído no balanço diário divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), assim como a morte registrada na cidade no domingo. Minas Gerais tem até esta segunda-feira 37 municípios que pediram ajuda ao governo estadual por causa dos estragos no período chuvoso 2015/2016.

Já foram confirmadas pela Cedec duas mortes por causa da chuva. De um homem de 30 anos, que morreu em Montes Claros, no Norte do Estado, depois de ser arrastado pela enxurrada, e de um fotógrafo atingido por um raio no Parque da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não entrou para a lista a morte de Maria Ester Ribeiro, de 59, que foi arrastada pela enxurrada quando passava pela Rua Diorita, no Bairro Prado, Região Oeste, e ficou presa embaixo de um carro.

Os temporais já deixaram 9.446 moradores desalojados, outras 2.786, desabrigados, e 10  pessoas feridas. Foram registrados danos em 4.197 casas, 341 residências foram destruídas, assim como 217 pontes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)