(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samarco promete que atingidos podem definir local para reconstrução de distritos até abril

Mineradora está identificando locais para reerguer distritos de Mariana. Prefeito e representante de moradores acreditam que terreno pode ser definido antes do prazo


postado em 15/02/2016 18:37 / atualizado em 16/02/2016 10:03

Pode estar muito perto o dia em que os moradores dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, destruídos pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas, tenham um local definido para a reconstrução de suas comunidades e, consequentemente, de suas vidas. A Mineradora Samarco, controlada pela Vale e BHP Billiton e responsável pela operação da estrutura de mineração, informou, nesta segunda-feira, que iniciou a identificação de possíveis áreas para a reestruturação. Enquanto isso, moradores e o prefeito de Mariana veem com bons olhos a proximidade da "volta para casa" dos atingidos pelo desastre.

De acordo com a empresa, a busca é baseada nos critérios levantados em conjunto com a comunidade e classificados em ordem de importância. São 17 itens apontados pelos moradores de Bento Rodrigues e sete indicações de Paracatu de Baixo. A Samarco estima que os terrenos sejam escolhidos até abril. Feita a escolha, os passos seguintes vão da elaboração, em conjunto, da nova planta urbana de cada distrito até a mudança e o acompanhamento das famílias nas novas moradias.

Ainda segundo as informações da mineradora, o estudo de viabilidade das áreas inclui levantamento sobre a regularização dos documentos referentes ao terreno, além de verificação sobre questões que possam dificultar o licenciamento ambiental, como a presença de campos rupestres e sítios arqueológicos. A Samarco fará simulações de projetos urbanísticos para saber se os terrenos comportam os novos distritos.

Para o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, as negociações estão correndo em um ritmo satisfatório e é possível que a empresa atenda à previsão. "Ouvir a comunidade é o mais importante. Estamos acompanhando e auxiliando no que podemos, como na avaliação dos terrenos apresentados", disse. Júnior frisou que, como já se posicionou anteriormente, a maior preocupação deve ser com o meio ambiente. "Queremos que as novas comunidades sejam modelos de autossustentabilidade, com painéis para captar energia solar, calçadas adaptadas e recuperação de água, entre outros", argumentou.

Como adiantado pelo prefeito Duarte Júnior à reportagem do em.com.br, a informação de que alguns terrenos já foram identificados como potencialmente próprios para a reconstrução dos distritos foi confirmada por um dos representantes dos moradores de Bento Rodrigues. José do Nascimento Jesus, o "Zé do Bento", de 70 anos, disse ser muito provável que o local seja definido rapidamente, se passar pelos critérios avaliados pela empresa. "Algumas pessoas já olharam uma área, chamada Lavoura. Muitos do 'Bento' já até trabalharam lá. Tem tudo para dar certo", afirmou sobre o terreno, que fica entre Mariana e Bento Rodrigues, a cerca de 10 quilômetros de onde ficava o distrito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)