(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Operação da Rotam no Aglomerado da Serra tem cinco detidos nesta quarta-feira

As ações para coibir o conflito entre quadrilhas rivais no conjunto de favelas continuará. Armas, drogas, munição foram apreendidas


postado em 03/02/2016 14:56 / atualizado em 03/02/2016 15:29

Viaturas da Rotam circulam no aglomerado desde a madrugada desta quarta-feira(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Viaturas da Rotam circulam no aglomerado desde a madrugada desta quarta-feira (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

As ações do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, continuam na tarde desta quarta-feira. No local aconteceu conflito entre gangues rivais com dias seguidos de troca de tiros, inclusive, com policiais militares. Balanço da PM divulgado 13h20, indica que cinco pessoas foram detidas e armas e drogas foram apreendidas.

A operação teve início ainda na madrugada. Pelo menos 15 viaturas seguiram para o local. Alguns suspeitos estão sendo abordados na ação. Já foram apreendidas duas pistolas calibre .40, uma pistola calibre 9 milímetros, munição de diversos calibres, três carregadores, além de porções de drogas. Os dados dos conduzidos para a delegacia não foram informados pela corporação. Desde o início das ações diárias da PM por causa dos intensos tiroteios, já foram onze pessoas presas no Aglomerado da Serra.

Um dos objetivos das ações, além de encontrar só criminosos que aterrorizam a população local, é restabelecer a ordem. Por causa dos conflitos das facções, duas linhas de ônibus que atendem o conjunto de favelas tiveram as viagens reduzidas. Além disso, os atendimentos no Centro de Saúde Cafezal voltou a funcionar parcialmente nesta quarta-feira. Os profissionais de saúde foram transferidos para um anexo no Centro de Saúde São Miguel Arcanjo, unidade que fica numa parte mais policiada. Três escolas municipais, além das unidades municipais de educação infantil (Umeis) Padre Tarcísio e Capivari, também estão fechadas.

Na terça-feira, a Polícia Militar ocupou o complexo de favelas pela primeira vez durante todo o dia, com presença de viaturas do choque, desde que os confrontos entre traficantes começaram, em 6 de janeiro. A mudança de estratégia, que privilegiava incursões da PM em horários pontuais, foi uma tentativa de avançar na identificação de suspeitos. De acordo com o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Olímpio Garcia, militares fizeram o policiamento desde as 6h até o fim do dia. A presença do grupamento estava restrita ao período das 19h às 23h.

O objetivo da ocupação, segundo o coronel, foi garantir segurança a policiais do setor de inteligência para que pudessem colher mais informações sobre gerentes do tráfico e os jovens traficantes que assumiram as bocas de fumo após a prisão de líderes do tráfico, no último ano. “Vamos pedir mandados de prisão para todos eles. Nosso objetivo é desarticular por completo esses grupos”, disse. O coronel admitiu que o clima permanecia tenso ontem no aglomerado, mas afirmou que as pessoas estavam conseguindo manter a rotina de trabalho e saída e entrada em casa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)