(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acesso a Bento Rodrigues está fechado por causa das chuvas

Samarco instalou posto com seguranças que impedem entrada de veículos e moradores que não tenham autorização prévia da Defesa Civil


postado em 19/01/2016 22:19

O acesso a Bento Rodrigues está fechado desde o início das chuvas, há aproximadamente uma semana. Um posto com seguranças contratados pela Samarco, instalado desde o fim das operações da Polícia Militar no fim do ano passado, impede a chegada de veículos e moradores no período chuvoso. Para chegar a Bento, distrito mineiro arrasado pela lama que desceu da Barragem de Fundão em novembro do ano passado, é preciso ter autorização prévia da Defesa Civil.

Segundo o secretário de Defesa Social de Mariana, Braz Luiz Azevedo, a situação do distrito é estável, sem grandes alterações causadas pelo grande volume de chuva registrado nos últimos dias. No entanto, a precipitação piorou as condições da estrada de acesso a Bento Rodrigues e por medida de precaução a entrada ficou proibida. Além de estar escorregadia e com buracos, a pista teria sido afetada pelo transbordo do rio Gualaxo, que corta Bento Rodrigues. “O rio continua passando ao redor de Bento, mas está assoreado e a água transbordou dificultando a chegada”.

O acesso só é possível em carros com tração 4 x 4 e quando autorizado é feito com o acompanhamento da Defesa Civil ou Guarda Municipal, segundo Braz. Quanto a Barragem de Germano, o secretário afirmou que o local é monitorado 24 horas por dia e que não apresenta riscos em função das chuvas.

As máquinas da Samarco, de acordo com o secretário, continuam fazendo a manutenção no distrito. “O trabalho prevê a limpeza e a melhoria da calha do rio”, diz. A previsão de liberação para acesso a área depende da estiagem das chuvas, mas ainda assim dependerá da liberação da Defesa Civil. “Aquela é uma área de risco por existir barragens. Por isso, o processo ainda será necessário para quem deseja entrar no distrito”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)