(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sabará é a primeira cidade de Minas a decretar emergência pela chuva em 2016

No último sábado, 15 famílias tiveram que deixar suas casas depois de um deslizamento de terra


postado em 18/01/2016 09:53 / atualizado em 18/01/2016 11:28

Os moradores que não poderiam ficar nas casas de parentes ou amigos foram alojados na Escola Juscelino Kubitschek(foto: Reprodução/Twitter/FilemomHenrique)
Os moradores que não poderiam ficar nas casas de parentes ou amigos foram alojados na Escola Juscelino Kubitschek (foto: Reprodução/Twitter/FilemomHenrique)

Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a primeira cidade de Minas Gerais a decretar situação de emergência por conta de estragos causados pela chuva em 2016. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

No último sábado, um deslizamento de terra na Rua Catarina de Freitas, no Bairro Castanheiras, deixou ao menos 15 famílias desabrigadas. O incidente aconteceu por volta das 18h.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Sabará comunicou à Defesa Civil estadual que a instabilidade do terreno poderia causar um desabamento, levando a um efeito dominó. Os moradores que não poderiam ficar nas casas de parentes ou amigos foram alojados na Escola Juscelino Kubitschek. A Cedec já disponibilizou apoio e ajuda humanitária para os desabrigados.

No fim de semana, o Sul de Minas foi a região do estado que mais sofreu com as consequências do clima instável. Segundo a Cedec, 21 cidades estavam em risco. Houve registro de alagamentos provocados pelo aumento do volume de córregos e rios, que acabaram transbordando. O órgão também acompanha ocorrências relacionadas a vistorias em residências, quedas de árvores e deslizamentos de taludes/encostas devido ao encharcamento do solo.

Várias rodovias foram afetadas com alagamentos e quedas de barreiras, entre elas a BR-460, que liga Lambari a Carmo de Minas. O trecho segue interditado por causa de um afundamento da pista.

Em São Lourenço, o alto índice pluviométrico em Itanhandu e Itamonte provocou o transbordamento do Rio Verde. Com isso, a água barrenta alagou ruas da cidade e obrigou muitos moradores a sair de casa.

Os municípios mais afetados são: Camanducaia, Cambuí, Carmo de Minas, Congonhal, Cristina, Inconfidentes, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Monte Verde, Munhoz, Piranguinho, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre, São Lourenço e Três Corações.

PATOS DE MINAS Nesta segunda-feira, 4ª Companhia Independente de Bombeiros de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, informou que as chuvas dos últimos dias mudou repentinamente os níveis dos rios da região, em especial o Rio Paranaíba. Assim, a corporação começou um trabalho de monitoramento do rio, pois há risco de transbordamento. Os bombeiros também visitam locais de risco, orientando as famílias sobre a situação. (Com informações de Celina Aquino)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)