(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cheia do Rio das Velhas assusta moradores em Santa Luzia

Em Santa Luzia, nível do curso d'água que corta cidade da Grande Belo Horizonte subiu muito durante a madrugada. No Sul do estado, 21 municípios foram afetados pela chuva


postado em 18/01/2016 06:00 / atualizado em 18/01/2016 09:27

Dona Nádia passou a noite vigiando o leito do Rio das Velhas, temendo que sua casa fosse invadida pelas águas. Ela quer se mudar do local(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Dona Nádia passou a noite vigiando o leito do Rio das Velhas, temendo que sua casa fosse invadida pelas águas. Ela quer se mudar do local (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A preocupação com inundações também tirou o sono da funcionária pública Nádia Conceição Sétimo, de 54 anos, que não dormiu com medo de que o Rio das Velhas transbordasse e atingisse sua casa no Bairro Boa Esperança, em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte. Moradores da cidade relatam que não veem o rio tão cheio desde a década de 1990. Ontem, durante a tarde, muitos acorriam à Ponte Velha, mesmo com a chuva insistente, para observar o rio.

A estimativa de Nádia é que o Velhas subiu cerca de 10 metros e atingiu o pé de carambola que fica no limite do seu terreno com a margem durante a madrugada. “Tem cinco anos que moro aqui, mas quero vender ou alugar a casa, pois estou com muito medo”, afirma Nádia. Ontem à tarde, a água já havia baixado um pouco, mas o alerta da família de Nádia e dos vizinhos permanecia. “Não consegui dormir até agora (16h). Fico revoltada porque não veio ninguém da Defesa Civil olhar se tem perigo e nem avisar nada”, reclama Nádia.

A reportagem do Estado de Minas tentou entrar em contato com a Defesa Civil de Santa Luzia, mas ninguém atendeu os telefones. Júlio César da Cunha, de 50, nasceu na cidade e lembra que a última vez que viu o rio tão cheio foi na enchente de 1997. “Da última vez que teve uma enchente brava a água chegou lá em casa”, lembra com preocupação Júlio.

MAIS CHUVA A chuva não deve dar trégua aos mineiros, ao menos até a próxima semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para perigo de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em vários pontos do estado, inclusive na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo. adianta que a frente fria persistirá até meados da semana. Na Grande BH, a intensidade da chuva entre ontem e hoje será moderada, enquanto em cidades do Sul de Minas, Campos das Vertentes e Zona Mata deve chover forte, o que aumenta o risco de deslizamentos e alagamentos.

A Região Sul do estado é a mais afetada, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Houve registro de alagamentos provocados pelo aumento do volume de córregos e rios, que transbordaram. Várias rodovias foram afetadas com alagamentos e quedas de barreiras, entre elas a BR-460, que liga Lambari a Carmo de Minas.

ALAGAMENTO Apesar de não chover em São Lourenço, no Sul de Minas, desde sexta-feira, vários pontos da cidade ficaram alagados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação se explica devido o alto índice pluviométrico em Itanhandu e Itamonte, que fez o Rio Verde transbordar e alagar trechos da cidade, incluindo o Mercado Municipal. Os comerciantes do Mercado foram avisados sobre a possibilidade de alagamento e tiveram tempo para deixar as mercadorias suspensas. Por volta das 8h30 de ontem, a água começou a subir e atingiu a marca de 10 cm.

Além de São Lourenço, foram afetadas pela chuva as seguintes cidades: Camanducaia, Cambuí, Carmo de Minas, Congonhal, Cristina, Inconfidentes, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Jacutinga, Lambari, Maria da Fé, Monte Verde, Munhoz, Piranguinho, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre e Três Corações.

Novo alerta da Cedec-MG

A chuva vai continuar em Minas nos próximos quatro dias, de acordo com boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), que divulgou alerta para o risco de deslizamento de terra e inundações em 18 municípios do estado. São esperadas chuvas com volumes superiores a 100 milímetros em todo o estado, com risco de inundação e enxurradas em Belo Vale, Betim, Coronel Fabriciano e Santa Luzia.

Confira o vídeo enviado por Leonardo Apolinário que mostra a situação do Rio das Velhas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)