(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viaduto Santa Tereza será fechado para esporte e lazer aos domingos

A Fundação Municipal de Cultura informou que o decreto deve ser publicado nos próximos dias


postado em 14/01/2016 17:19 / atualizado em 14/01/2016 19:31

(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Novos tempos para o Viaduto Santa Tereza, um dos símbolos da paisagem de Belo Horizonte, e das ruas próximas à Praça Rui Barbosa (Estação), antiga porta de entrada da capital. A estrutura construída na década de 1920 e o espaço público serão fechados todos os domingos para atividades culturais, de lazer e até esportivas, a exemplo do skate. A informação foi divulgada hoje pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas Oliveira.

Ele explicou que a estreia será no próximo dia 24, contemplando inicialmente apenas o viaduto. O prefeito Marcio Lacerda já se mostrou favorável, conforme Leônidas, e vai publicar um decreto oficializando o projeto do ícone urbano que liga o Centro aos bairros Floresta e Santa Tereza, na Região Leste.

O fechamento das áreas em BH segue o exemplo da interdição da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), que, aos domingos, recebe milhares de moradores e visitantes interessados em lazer, cultura ou simplesmente em caminhar sem a presença dos carros, ônibus e motos. Capitais como o Rio de Janeiro e Brasília também adotam estratégias semelhantes aos fins de semana. Em BH, experiência parecida ocorre na Lagoa da Pampulha: trecho da Avenida Otacílio Negrão de Lima têm trânsito bloqueado aos domingos.

“Queremos estender essa proposta a outros bairros da nossa capital”, afirmou Leônidas, ao considerar especificamente da Praça da Estação como uma potência cultural, de manifestações artísticas e de convívio.” Ele adiantou que o fechamento do viaduto no dia 24 ocorrerá em parceria com a iniciativa privada dentro do projeto Cidade Viva.

Em BH, a ideia começou durante a Virada Cultural, quando o viaduto foi um pontos de ocupação dos shows que mobilizaram a cidade durante 24 horas. Diante do sucesso de público, o assunto foi discutido pelo Conselho Consultivo da Zona Cultural da Praça da Estação. Dessa forma, o tema voltará a ser discutido novamente pelos conselheiros. “Essas atividades são muito importantes para Belo Horizonte e a Virada Cultural mostrou que é um fenômeno”,


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)