(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva em BH só chega a 13,9% da média para janeiro


postado em 13/01/2016 17:32 / atualizado em 13/01/2016 23:03

Mesmo com três dias seguidos de chuva, o total acumulado de água não foi significativo em Belo Horizonte. Foram 41,2 milímetros, o equivalente a 13,9% da média para janeiro, que é de 296,3mm. “Estamos com uma sequência que começou dia 10. Até então, estávamos com pouca chuva. Isso deu para dar uma recuperada”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As precipitações ajudaram a recuperar os níveis dos reservatórios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento na Grande BH, está em constante elevação desde 14 de dezembro, quando registrou 21,9% de sua capacidade. Nesta quarta-feira, o nível estava em 23,6%. Somente nos últimos três dias, em que houve chuvas sequenciais, saiu de 23,3% para 23,6%.

O aumento mais elevado de nível foi no reservatório Rio Manso, o maior do sistema. Na segunda-feira, estava com 31,3%. Hoje, apresentava 31,7%. Já o Serra Azul, que está com o índice mais baixo, teve um leve aumento. Saiu de 7,5% para 7,6%. Vargem das Flores passou de 28,6%, desceu para 28,5% e subiu de novo para 28,8%. “A quantidade de chuva ainda está relativamente pequena, mas, de qualquer forma, a perda de água diminuiu”, afirma o meteorologista.

Os valores podem continuar em alta pelo menos até domingo. “Estamos com uma frente fria no litoral, aliada com a umidade da Amazônia. O resto da semana será de tempo nublado com chuvas. Vai chover mais no Triângulo Mineiro, no Noroeste, e no Sul do estado”, comenta Ladeia.

No interior de Minas a situação está melhor que BH. Algumas cidades já ultrapassam 100 mm de chuva. No Sul do estados, Monte Verde teve acumulado de 116,4mm e Varginha registrou 164mm. No Triângulo, Patrocínio ficou com 143,6mm, Sacramento, 164 mm. Na Região Central, Paracatu, 110,5 mm, e Três Marias, 117,2 mm. “No Triângulo Mineiro e na Região Sul, estamos com aproximadamente 40 % da média”, disse o meteorologista.

CONFINS O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, enfrentou problemas durante todo o dia por causa do mau tempo. Desde as 6h, cancelamentos e atrasos foram registrados. O terminal operou com ajuda de aparelhos. Até as 14h, última informação divulgada pela concessionária BH Airport, foram registrados 27 cancelamentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)