(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte em Belo Horizonte e região metropolitana

Temporal de sexta-feira deixou o trânsito caótico, principalmente devido à queda de árvores em vários pontos da Grande BH


postado em 19/12/2015 06:00 / atualizado em 19/12/2015 07:41

Sexta-feira, aproximação do natal e tempestade, em alguns casos acompanhada de granizo: Belo Horizonte teve ontem a combinação perfeita para uma tarde de caos no trânsito. O temporal na capital, que também afetou Contagem e outras cidades da região metropolitana, assustou moradores e desafiou a paciência de motoristas. Na capital, em poucos minutos o céu escureceu e uma grande ventania tomou conta da cidade. Árvores caíram, piorando ainda mais o tráfego. Em duas horas, choveu 55,2 milímetros no Barreiro e 25,4mm na Região Oeste de BH. Em Contagem, foram 51,2 mm.

Até a manhã de hoje vigora alerta da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), diante da possibilidade de chuva forte, com acumulado de 20 a 30 milímetros, que pode ser acompanhada de raios e ventos de até 50 quilômetros por hora. As pancadas ocorrem por causa do forte calor e o aumento da umidade relativa do ar. Ontem, a temperatura chegou a superar os 30° em Belo Horizonte.

No Bairro Taquaril, Região Leste de BH, o telhado de uma casa desabou por causa da ventania e da chuva, mas não houve feridos. Na Região Hospitalar da capital, o vento forte também causou a queda de uma árvore sobre um carro na Avenida Alfredo Balena, mas ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros enviou equipes para desobstruir pista e calçada. Houve quedas também na Avenida do Contorno e na Rua Aureliano Magalhães, no Bairro Paraíso, Região Leste, assim como na Rua Castro Alves, no Bairro Jardim Petrópolis, em Betim, e na Rua Euclides Souza de Penha, no Bairro Água Branca, em Contagem.

O acumulado de chuva provocou o aumento do nível do Córrego Ferrugem, na Avenida Tereza Cristina. A Comdec emitiu alerta para que motoristas e pedestres evitem o local, por causa do risco de transbordamento. A água passou por cima da pista da avenida, que também ficou inundada próximo ao cruzamento com o Anel Rodoviário. Técnicos da Defesa Civil tiveram que fechar o trânsito para veículos por 30 minutos. “Sempre quando chove forte, a água do Ferrugem entra nas casas. Várias famílias já perderam tudo”, reclama o estudante Daniel Henrique Dias Silva, de 24 anos. Um comerciante local relatou que a água do Ribeirão Arrudas chegou a transbordar.

No Bairro Flávio Marques Lisboa, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, os moradores ficam assustados com a chuva de granizo. “Choveu tanto que eu olhei pela janela e não consegui enxergar a árvore do lado da minha casa. Era muita pedra de gelo caindo”, contou a microempreendedora Mirele Rodrigues Carvalho, de 19.

Segundo a BHTrans, na Região Centro-Sul o trânsito ficou lento na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na Rua Rio Grande do Norte e na Avenida Afonso Pena. Na Avenida Amazonas, próximo ao Anel Rodoviário, o congestionamento também foi longo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)