(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sistema Paraopeba apresenta melhora nos últimos 30 dias

Em sete de novembro, o conjunto de reservatórios apresentava 21 % de seu nível normal. Nesta segunda-feira, está com 21,6%. Chuva ajudou na melhora


postado em 07/12/2015 17:32 / atualizado em 07/12/2015 17:36

A represa Vargem das flores foi a que mais apresentou alta nos útimos 30 dias(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press.)
A represa Vargem das flores foi a que mais apresentou alta nos útimos 30 dias (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press.)

A chuva vem dando uma amenizada no nível dos reservatórios de Minas Gerais no último mês. O Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, conseguiu dar uma leve recuperada nos últimos 30 dias. Em sete de novembro, o conjunto de reservatórios apresentava 21 % de seu nível normal. Nesta segunda-feira, está com 21,6%. Essa medida, segundo a Copasa, é suficiente para garantir o atendimento aos clientes até janeiro, quando as obras no Rio Paraopeba já estarão finalizadas.

O nível do Sistema Paraopeba não teve uma subida constante. De sete de novembro até dia 16 do mesmo mês, apresentou queda. Depois, ficou dois dias estável e começou a apresentar melhora. O nível subiu até o dia 26, quando atingiu 21,5% e voltou a apresentar queda durante quatro dias. Voltou a ter alta em 2 de dezembro e chegou até o valor apresentado hoje.

A alta foi proporcionada principalmente por causa da alta da represa de Vargem das Flores. Em sete de novembro, o reservatório estava com 19,4% de sua capacidade. Ele apresentou queda por seis dias e começou a apresentar melhora. Somente do dia 20 ao dia 21, teve alta de 3,8 pontos percentuais. E continuou a alta até nesta segunda-feira, onde está com 28,6% de sua capacidade.

O reservatório Serra Azul, que apresenta o pior nível, praticamente ficou estável nos últimos 30 dias. Em sete de novembro, estava com 6,2% de sua capacidade. Chegou a cair para 5,3%, mas, logo em seguida, subiu para 6,1%. Já o Rio Manso, a maior represa do Sistema Paraopeba, apresentou queda. Saiu de 30,2%, no último mês, chegou a cair para 28,6%, e está com 28,9%.

A Copasa afirma que o volume atual é suficiente para garantir o abastecimento até janeiro de 2016. Para este mês está prevista a conclusão das obras de captação adicional no Rio Paraopeba, que levarão 5 mil litros de água por segundo até a Estação de Tratamento de Água do Rio Manso, possibilitando a recarga dos reservatórios do Paraopeba e garantindo o abastecimento sem a necessidade de restrições nos próximos 20 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)