(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

S&P rebaixa nota da Samarco e mantém perspectiva negativa após desastre em Mariana

Além da classificação global, que caiu de BB%2b para BB-, a agência de classificação de risco também reduziu os ratings de crédito e em escala nacional da empresa


postado em 24/11/2015 17:25 / atualizado em 24/11/2015 19:52

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou, nesta terça-feira, os ratings da Samarco de BB+ para BB- e manteve as notas da mineradora com perspectiva negativa com a possibilidade da empresa não conseguir arcar com suas obrigações financeiras. A agência internacional argumentou que, após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana, as operações da produtora brasileira estão paralisadas por tempo indeterminado, aumentando os riscos de descumprimento de covenants em 2016 causada pela falta de geração de fluxo de caixa.

Segundo a S&P, os riscos vêm somados também a valores imprevisíveis relativos a multas e passivos contingentes que podem prejudicar a liquidez da empresa. Além da nota global, a agência internacional também revisou para baixo o perfil de crédito individual (SACP, em inglês) de 'bb+' para 'b-', assim como os ratings da empresa de 'brAA+' para 'brA-', na Escala Nacional Brasil. "A ação de rebaixamento reflete o aumento nos riscos de liquidez da empresa porque o prazo para retomar sua produção de pelotas atualmente é incerto", diz a S&P, em nota.

O comunicado informa que a perspectiva poderá ser adequada nos próximos 90 dias, assim que as avaliações de prejuízos e passivos contingentes tornarem-se mais claras. "Os ratings permanecem negativos porque ainda existe um alto grau de incerteza com relação ao montante total de caixa que a Samarco precisará desembolsar e quando ela retomará suas operações", analisa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)