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Estado de Minas

Campanha incentiva distribuição de bolsa com kit de ajuda para moradoras de rua em BH

Projeto surgiu em São Paulo com a intenção doar itens de beleza e higiene


postado em 04/11/2015 22:53 / atualizado em 04/11/2015 23:18

Idealizadora do projeto faz campanha para incentivar doação de kits nas redes sociais(foto: Reprodução/Facebook)
Idealizadora do projeto faz campanha para incentivar doação de kits nas redes sociais (foto: Reprodução/Facebook)

Pegue aquela bolsa que você não usa mais. Coloque dentro dela um tubo de desodorante, uma pasta de dentes, uma escova de cabelo, um pacote de absorventes e um par de brincos. Depois, quando você encontrar uma mulher sem-teto, dê a ela de presente e faça a diferença. Essa ideia é parte de uma campanha lançada pela moradora de Ribeirão Pires, São Paulo, Laura Liles em sua página no Facebook, em 27 de outubro, e já obteve mais de 81 mil compartilhamentos.

Os mineiros não ficaram de fora dessa. A jornalista Fernanda Castro, de 43 anos, se inspirou na proposta da paulista, aderiu à campanha e mobilizou a sua rede social. “Na semana passada, vi o compartilhamento do post da Laura no Facebook de uma amiga e pensei: 'Uma ideia muito simples que pode ser muito útil.' Fiquei com a intenção na cabeça, mas precisava colocar em prática”, afirma Fernanda, que na manhã desta quarta-feira montou cinco kits com bolsas esquecidas dentro das gavetas de casa. Ela conta que colocou batons, colares e anéis que não usava mais. “Toda mulher gosta de um batonzinho, né? Coloquei tudo que poderia ajudar a melhorar a autoestima dessas pessoas”, contou a jornalista.

Com objetivo de estimular mais adesões à campanha, Fernanda tirou uma foto do kit e compartilhou com seus amigos, familiares e vizinhos pelo Facebook e pelo WhatsApp. Ela afirma ter ficado muito contente com o retorno das pessoas que abraçaram a ideia. “Fiquei muito feliz. Minha irmã me contou que ficou surpresa quando foi procurar uma bolsa no armário e conseguiu juntar uma sacola cheia de coisas.”

Após montar os kits, ela colocou as bolsas dentro do porta-malas do carro e seguiu sua rotina. A primeira boa ação foi feita, mas não foi para uma mulher. “Ao deixar meu filho na escola, avistei um grupo de moradores de rua. Resolvi ir até lá para procurar uma mulher, mas não tinha nenhuma. Foi então que decidi tirar alguns itens de higiene da bolsa e entregar ao sem-teto. Eu até brinquei com ele "O batom você não vai querer, né?", contou a jornalista que acredita que a campanha vai além do gênero e que o importante é ajudar.

Ela resume o espírito da campanha: “As pessoas são caridosas, mas não sabem como colocar em prática. É um ato simples: procurar em sua casa uma bolsa que não se usa mais, que já saiu de moda e fazer uma grande diferença na vida de outra pessoa ”, completa Fernanda.


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