(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mulheres de Paracatu não têm como fazer mamografia

Único mamógrafo do município está com defeito e moradoras têm de ir a outras cidades para fazer o exame, fundamental para a detecção precoce do câncer de mama


postado em 27/10/2015 17:13 / atualizado em 28/10/2015 08:23

O Outubro Rosa está chegando ao fim e levando com ele a esperança de milhares de moradoras de Paracatu, na Região Noroeste de Minas. Há exato um ano, conforme denúncias, o único aparelho do município para fazer mamografia e, assim, permitir diagnóstico precoce do câncer de mama, está com problemas de funcionamento e inoperante na Clínica da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. “Estou com o pedido médico há três meses e não consigo fazer o exame. Fico apavorada, pois há um índice alto de câncer no município, de todo tipo, em homens e mulheres de várias faixas etárias”, disse uma moradora de 43 anos, que preferiu não se identificar.

Nervosa com a situação, Paula (nome fictício) contou que não tem plano de saúde, muito menos condições de deixar Paracatu a fim de fazer o exame em outra cidade. “Assim como eu, muitas mulheres estão preocupadas, pois o tempo vai passando e há essa campanha, no mundo inteiro, para conscientizar a população sobre a doença. De que adiantam prédios iluminados na cor rosa, se cidades do interior não dispõem de um único mamógrafo?”, questiona a mulher. Ela acrescentou que “há uma unidade móvel de mamografia da Secretaria Estadual de Saúde, instalada num caminhão, mas que oferece o exame apenas para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.”

A vereadora Eloísa Cunha (PMDB) também está preocupada com a situação em Paracatu, que tem 92 mil habitantes, sendo, conforme explica, mais da metade da população do sexo feminino “Desse total, cerca de 30% têm menos de 50 anos. Já pedi um levantamento à prefeitura para saber qual o percentual de mulheres que já procuraram o serviço e acho que é um número bem baixo”, afirmou Eloísa, que integra a Comissão de Administração, Serviço Público e Cidadania do Legislativo Municipal e é procuradora especial da mulher.

A parlamentar citou o caso de duas irmãos, gêmeas de 49 anos, que não puderam fazer o exame na unidade móvel as Secretaria de Estado de Saúde, mesmo a poucos dias do próximo aniversário. “Está uma situação muito difícil, pois o aparelho da Clínica da Mulher está sem funcionar desde 24 de outubro de 2014”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Sicupira, informa que “o mamógrafo do município não está em funcionamento devido a problemas na processadora do aparelho”. Segundo ela, o equipamento já foi licitado e despachado de Santa Catarina pela empresa Lotus, vencedora da concorrência em 19/10/2015,e, portanto, “encontra-se em trânsito com previsão de entrega ainda esta semana”. Ela ressalta que as pacientes com indicação médica de mamografia estão sendo transportadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu, ao município de Unaí, para fazer o exame.”

Maria Aparecida informa ainda que a unidade móvel de mamografia da Secretaria Estadual de Saúde, por meio de articulação entre a Secretaria Municipal de Saúde de Paracatu, Gerência Regional de Saúde de Unaí e Secretaria Estadual de Saúde, encontra-se no município desde 16 de setembro e ficará até 13 de novembro, com oferta de 100 exames/dia. “O município está tomando todas as providências para que a população não fique desassistida”, afirmou a secretária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)