(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Longo período de estiagem obriga ao menos 13 cidades mineiras a adotarem racionamento

Crise hídrica faz com que as prefeituras invistam em campanhas educativas e até controlem o uso da água por parte dos moradores


postado em 19/10/2015 14:42 / atualizado em 19/10/2015 19:15

A forte seca em Minas Gerais está modificando a rotina de milhares de pessoas nestes últimos meses. Até o momento, pelo menos 12 cidades adotaram sistema de racionamento por causa da crise hídrica. Conforme o em.com.br havia informado, Divino das Laranjeiras, Tumiritinga, Mato Verde, Catuti, Ubá, Visconde do Rio Branco, Manhuaçu, Ituiutaba e Astolfo Dutra já enfrentam a seca com o rodízio do uso de água. Desde a semana passada, Itabira, Viçosa e Pará de Minas também entraram no sistema. Nesta segunda-feira, o município de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, anunciou que irá adotar o rodízio.

De acordo com o Serviço Autônomo de água e Esgoto (Saae) de Formiga, a decisão foi tomada por causa da queda na vazão do Rio Formiga, que passou de 195 litros por segundo para 140. Segundo o diretor do Saae, Ney Araújo, o rodízio vai durar até a chegada das chuvas e a recuperação da vazão do rio. Estão sendo ativados dois poços artesianos na cidade, para reforçar o abastecimento em alguns bairros.

Grande BH

Apesar da garantia da Copasa de que o racionamento está afastado até 2016 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a promessa não foi suficiente para evitar que moradores da Região de Venda Nova sofressem com dias seguidos de torneiras secas. Com cortes no abastecimento, consumidores revoltados protestaram na última segunda-feira, fechando ruas e ateando fogo a pneus e pedaços de madeira em pelo menos dois dos quatro bairros afetados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)