(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte tem maior temperatura de outubro e calor continua à noite, com registro de 29ºC por volta das 20h

Máxima registrada nesta quinta-feira foi de 36ºC, com a umidade relativa do ar ficando em 14% à tarde e 28% à noite. Previsão é de madrugada quente, entre 22ºC e 23ºC, com sensação térmica de dois graus a mais


postado em 15/10/2015 17:55 / atualizado em 15/10/2015 23:45

População terá mais uma semana de calor, altas temperaturas e baixa umidade na capital(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
População terá mais uma semana de calor, altas temperaturas e baixa umidade na capital (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

O calor sentido pelos belo-horizontinos durante o dia continua na noite desta quinta-feira, com os termômetros marcando 29ºC por volta das 20h. A umidade relativa do ar, que subiu para 28% à noite, faz aumentar a sensação térmica. De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto MG Tempo, a madrugada também será quente, com mínima entre 22ºC e 23ºC, e sensação térmica que pode ficar até dois graus superior.

Durante o dia, os belo-horizontinos sentiram novamente as altas temperaturas e os efeitos da baixa umidade relativa do ar. Nesta quinta-feira, a capital mineira registrou a maior temperatura de outubro e uma das maiores do ano, chegando à marca de 36ºC. O clima segue castigando a população, com a umidade relativa do ar em 14% à tarde e grandes amplitudes térmicas. Para os meteorologistas, o clima semelhante ao de deserto deverá continuar na próxima semana e chuvas significativas poderão chegar ao estado somente na última semana do mês.

Em 2015, a maior temperatura foi registrada em 25 de setembro, com os termômetros marcando 36,9ºC. A maior da história na cidade foi em 2012, com 37,1ºC. A previsão para a próxima semana é de que o tempo continue seco e com altas temperaturas. Os dias deverão seguir muito quentes, com noites frias. Quanto à umidade relativa do ar, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%. O índice desta quinta já coloca a capital mineira em estado de alerta, sendo que taxas abaixo de 12% estão na escala de alerta máximo.

De acordo com o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda não houve chuvas significativas para contar no registro do acumulado mensal e o total em outubro deve ficar bem abaixo da média histórica, que é de 123 milímetros. "A massa de ar seco predomina sobre o Sudeste, na próxima semana, e impede que frentes frias cheguem à região. Chuvas significativas deverão ocorrer somente na última semana do mês", conta.

Para Minas Gerais, chuvas isoladas podem chegar um pouco antes, ainda no fim da próxima semana. Ainda segundo o meteorologista, a frente fria começa a chegar ao estado pelas regiões Sul e Zona da Mata, causando muita nebulosidade e chuvas em algumas cidades.

Incêndios


Os meteorologistas alertam para o aumento no já elevado número de focos de incêndios no estado, muitos inclusive destruindo grandes áres de vegetações. Tradicionalmente, os meses de setembro e outubro são os que mais registram ocorrências do tipo. "É preciso ficar atento, principalmente às regiões Norte, Noroeste e vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce", indica o meteorologista Ruibran dos Reis. "As pessoas devem tomar muito cuidado para não iniciar incêndios, seja jogando um cigarro aceso ou de qualquer outra forma", completa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)