(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incentivo à leitura é o caminho para melhorar educação

Escola Estadual Doutor Augusto Veloso, em Montes Claros, considera projetos na área os responsáveis pelo bom desempenho no Ideb


postado em 04/10/2015 06:00 / atualizado em 04/10/2015 08:33

Salas modestas e lotadas não impedem que os alunos da Escola Estadual Doutor Augusto Veloso tenham bom desempenho do Ideb(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
Salas modestas e lotadas não impedem que os alunos da Escola Estadual Doutor Augusto Veloso tenham bom desempenho do Ideb (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)
O espaço físico é modesto, apertado e passa por reformas. As salas de aula, lotadas, têm ente 35 e 40 alunos. Os estudantes, em boa parte, são de famílias de baixa renda, e os pais, devido ao trabalho, nem sempre têm tempo para ensinar a tarefa e acompanhar o desempenho dos filhos. Com essas dificuldades, a Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso, localizada no Bairro Cândida Câmara, em Montes Claros, conseguiu melhorar a qualidade do ensino que oferece, alcançando 6.9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, sendo que, em 2007, o índice da instituição de ensino era 5,2.

O educandário – que dispõe de apenas 10 salas – aprimora o conhecimento de seus 610 alunos (turnos da manhã e da tarde) com criatividade e boas práticas de estímulo à leitura, fomentada por meio de dois projetos: Ciranda de livros e Resgate. Também implantou o projeto Dupla compensada, que usa a solidariedade como ferramenta para a aprendizagem. A estratégia funciona da seguinte forma: em sistema de duplas, alunos com melhor aproveitamento auxiliam os colegas com baixo desempenho.

A diretora Mirtes Fiel Rodrigues lembra a dificuldade que é lidar com alunos que não podem contar com a ajuda dos pais, devido ao trabalho e até mesmo à falta de instrução dos adultos, fatores que os impedem de acompanhar o desempenho escolar dos filhos. “Mesmo assim, procuramos, ao máximo, o envolvimento da família na vida escolar das crianças. Sempre convidamos os pais a participar das reuniões na escola. Quando eles não comparecem, insistimos com o envio de bilhetes até o momento que nos atendem. Procuramos mostrar para eles que a educação é a única forma de transformação das pessoas”, afirma Mirtes.

Ela salienta que, além da busca da participação dos pais, a direção da escola promove reuniões constantes entre a equipe pedagógica, professores e os servidores do estabelecimento, incluindo pessoal do setor administrativo. “É dada a oportunidade para que todo mundo possa opinar e falar o que deve ser feito para melhorar a escola.”
A diretora considera o incentivo à leitura uma das mais bem-sucedidas ações para a melhoria do processo de aprendizagem. Por intermédio do projeto Resgate, desenvolvido na biblioteca da escola, é feito o trabalho com os alunos que têm dificuldade de leitura. A ação envolve professores que, eventualmente, por recomendação médica, precisam se afastar do contato direto com os alunos na sala de aula.

Histórias infantis Já o Ciranda de Livros funciona da seguinte forma: os alunos recebem obras de literatura infantil e levam para ler em casa. Depois, com a participação dos pais, contam as histórias na sala de aula, o “reconto”. O projeto é considerado fundamental para a melhoria da leitura e do desempenho no Ideb dos alunos da Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso. A iniciativa foi criada há cinco anos.
“A proposta é despertar o interesse dos alunos, de maneira que eles vejam a leitura como uma satisfação e não como cobrança da escola, mas, também envolvendo a família”, afirma a supervisora pedagógica Ailde Leite Fonseca, que idealizou e implantou o projeto, com apoio dos professores e da direção do educandário. Ailde ressalta que a melhoria da leitura interfere diretamente no processo de aprendizagem. “O aluno que lê bem adquire facilidade nas diversas disciplinas”, avalia a pedagoga. Ela também salienta que o projeto eleva o grau de satisfação dos professores.

Por dentro da escola
Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Veloso
610 alunos do 1º período ao 5º ano
10 salas de aula
Feito: Alcançou o índice 6.9 no Ideb 2013
Sucesso: Crianças envolvidas com a leitura e melhoria do aprendizado em todas as disciplinas


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)