(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque Municipal completa 118 anos e tem programação especial

Local é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. No fim de semana, programação vai incluir visitas guiadas e distribuição de mudas


postado em 25/09/2015 09:24 / atualizado em 25/09/2015 09:30

(foto: Vander Bras/PBH/Divulgação)
(foto: Vander Bras/PBH/Divulgação)

Uma das primeiras áreas verdes de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, completa 118 anos neste sábado. Para comemorar, a Fundação de Parques Municipais (FPM), com o apoio da Fundação Zoo-Botânica (FZB), oferece neste fim de semana oficinas de reutilização de materiais, trilhas ecológicas guiadas, esquetes teatrais, distribuição de mudas e sementes e outras atividades.

O Parque Municipal foi inaugurado pouco antes da capital, em 26 de setembro de 1897, e seu projeto foi elaborado sob inspiração dos parques franceses da Belle Époque. Antes da sua implantação, a área do parque abrigava a Chácara Guilherme Vaz de Mello, conhecida como Chácara do Sapo. O local serviu de moradia para o arquiteto e paisagista francês Paul Villon, que o projetou, e para Aarão Reis, engenheiro chefe da Comissão Construtora, encarregada de planejar e construir a nova capital de Minas Gerais.

O Parque é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Entre seus mais de 180 mil metros quadrados, ele abriga árvores centenárias, espécies nativas e exóticas, compondo uma flora diversificada, fornecedora de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais. O local também dispõe de orquidário, bosques, trilhas ecológicas e os populares brinquedos. Ali se encontram, também, um teatro de arena e o Teatro Francisco Nunes, além de monumentos históricos, como os bustos de Anita Garibaldi, Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima e Bias Fortes.

Confira a programação do aniversário do Parque Municipal

Sábado, dia 26

Das 9h às 15h, na Praça da Administração
Exposição em comemoração ao Dia da Árvore com distribuição de sementes.
Exposição Fotográfica Itinerante dos Parques Municipais da Fundação de Parques Municipais “Vem pro Parque”
Tenda informativa da Fundação de Parques Municipais.
“Sat sanga reunião em boa companhia” (Ásanas/Meditação/Sat Sanga). Atividades realizadas pela Associação Mineira de Yoga (Amyoga).

Das 9h às 12h, na Praça do Teatro
Exposição de equipamentos para combate a incêndios florestais, realizado pela Amda (Associação Mineira de Defesa do Ambiente)

Às 11h, na Praça do Trenzinho
Jogo interativo tabuleiro da saúde.

Às 11h e às 14h, na Praça da Administração
Oficinas de reutilização de materiais naturais, realizada pela equipe de Educação Ambiental do Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Às 14h, no Coreto
Apresentação do Coral Sebastião Vianna, realizada pelo Museu Nacional da Poesia.

Domingo, dia 27

Das 9h às 12h, na portaria principal da Avenida Afonso Pena
Doação de mudas de árvores nativas e frutíferas pelo projeto “Boi Rosado Ambiental”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)