(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha vai mostrar a importância de respeitar vagas de deficientes e idosos em BH

Agentes da BHTrans vão fazer uma ação de conscientização na Rua dos Carijós, entre as ruas São Paulo e Curitiba, no Centro de Belo Horizonte


postado em 22/09/2015 14:31

Desrespeito às vagas são vistos diariamente pelas ruas da capital mineira (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Desrespeito às vagas são vistos diariamente pelas ruas da capital mineira (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)

O desrespeito das vagas de estacionamento reservadas para deficientes físicos e idosos serão monitorados pela BHTrans. Nesta quarta-feira, agentes da autarquia vão fazer uma ação de conscientização na Rua dos Carijós, entre as ruas São Paulo e Curitiba, no Centro de Belo Horizonte. A campanha faz parte das operações da Semana Nacional do Trânsito deste ano. Atualmente, a capital mineira tem 807 estacionamentos exclusivas.

Os agentes vão abordar pedestre se motoristas e distribuir folhetos para mostrar a importância de respeitar as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Parar nos locais de uso exclusivo para o público é um compromisso social de toda a população. O estatuto da pessoa com deficiência e o estatuto do idoso são a garantia legal para que as cidades implantem e ampliem o número dessas vagas.

Os locais escolhidos para o espaço depende de uma parceria entre a BHTrans e a população. Os moradores podem sugerir e solicitar à autarquia novos locais para vagas reservadas por meio da Central de Atendimento Telefônico da Prefeitura, no número 156. A empresa estuda a viabilidade técnica de implantá-las nos locais solicitados.

Para estacionar nas vagas reservadas é preciso ter uma credencial, que vale em todo território nacional. Elas têm que ser exibidas no interior do veículo, sempre em local visível, pendurada no retrovisor interno ou sobre o painel com a frente voltada para cima, para efeito de fiscalização.

Quem deseja ter a credencial, deverá solicitar ou renovar pessoalmente na Gerência de Atendimento ao Usuário da BHTrans, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis, Região Oeste, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h e também no atendimento BH Resolve, Avemoda Santos Dumont, 363/2º Andar, no horário de 08h às 18h. Deve apresentar no ato da solicitação, cópia autenticada em cartório ou cópia simples acompanhada do original do Formulário de Solicitação de Credencial de Estacionamento Especial para Pessoas com Deficiência, Registro Geral de Identidade Civil (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência atualizado.

Parklet foi instalado em uma das principais avenidas do Centro de BH(foto: Paulo Filguerias/EM/D.A.Press)
Parklet foi instalado em uma das principais avenidas do Centro de BH (foto: Paulo Filguerias/EM/D.A.Press)


Varanda na Afonso Pena

Acostumados com o movimento intenso de carros e o vai-e-vem de pedestres na Avenida Afonso Pena, os belo-horizontinos podem contemplar a paisagem do Centro em uma varanda urbana. Conhecida também como parklet, a estrutura foi instalada em frente ao Palácio da Artes em alusão ao Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta terça-feira.

A novidade desperta olhares de quem passa pela avenida, oferecendo a oportunidade de um breve descanso na Região Central da cidade. Os primeiros parklets foram implantados em 2010, em São Francisco, nos Estados Unidos. BH conta com seis varandas urbanas e outras duas serão implementadas. Um decreto publicado neste ano regulamenta a instalação desses equipamentos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)