(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volume de chuva em BH já é 11 vezes maior que o registrado em todo o mês de setembro de 2014

Frente fria que atua sobre o estado também derrubou as temperaturas e a capital registrou mínima de 15,9°C nesta quarta-feira


postado em 09/09/2015 17:57 / atualizado em 09/09/2015 18:08

Frente fria trouxe chuva e frio para a capital mineira; tempo deve permanecer instável até o fim da semana(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
Frente fria trouxe chuva e frio para a capital mineira; tempo deve permanecer instável até o fim da semana (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)

A frente fria que atua sobre boa parte de Minas Gerais ajudou a derrubar as temperaturas na capital mineira nesta quarta-feira e manteve o clima chuvoso em Belo Horizonte. A cidade atingiu hoje a marca de 20 milímetros de chuva desde o dia 1°. O volume já é 11 vezes maior do que o registrado na cidade em todo o mês de setembro de 2014, quando o número não passou de 1,8 mm.

Segundo dados do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram mínima de 15,9°C em BH e a máxima não passou de 21,9°C nesta quarta-feira. e a previsão é de que o tempo permaneça instável durante esta quinta-feira, com mínima de 15°C e máxima de 24°C.

A mudança climática é provocada por uma frente fria que atua desde o início da semana em Minas. Ela chegou pelo Mato Grosso e interior de São Paulo depois de romper uma barreira de ar quente que predominava em todo o território mineiro. Com isso, houve aumento de nebulosidade e precipitação chuvosa na maioria das regiões.

“Essa queda de temperatura tem a ver com a ação direta desta frente fria. O aglomerado de nebulosidade faz com que o solo receba menos calor do sol e isso faz o frio aumentar”, explica o meteorologista do Inmet em BH, Luiz Ladeia. Segundo ele, a previsão é de que o tempo permaneça instável, com alguns períodos de melhora, até o fim da semana.

Ladeia explica que tudo indica que setembro terá chuvas dentro da média histórica, que é de 40, 5 milímetros. A perspectiva é boa, principalmente ao se levar em conta o volume registrado nos dois últimos anos, quando este valor não foi alcançado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)