(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Uberlândia decreta emergência na saúde após contaminação por superbactéria em hospital

A contaminação levou o fechamento dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o principal do município


postado em 22/07/2015 17:43 / atualizado em 22/07/2015 19:03

O fechamento dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na Região do Triângulo Mineiro, por causa da contaminação pela superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), levou a prefeitura da cidade a decretar situação de emergência na saúde pública. A medida foi tomada nesta quarta-feira pelo prefeito Gilmar Machado e vale pelo período de 180 dias.

A medida foi tomada nesta quarta-feira em reunião entre a prefeitura, Ministérios Públicos Federal e Estadual, e Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de saúde do município, Dário dos Passos, o decreto vai permitir que os pacientes com estado de saúde que demanda maiores cuidados sejam levados para hospitais particulares não credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O decreto foi para garantir o atendimento para a população. Esperamos que se resolva o mais brevemente possível”, afirmou.

A demanda de pacientes nas unidades de saúde do município já havia tido alta devido à restrição do atendimento no HC, que desde o fim de semana não tem recebido pacientes de clínica médica, cirurgia geral e traumatologia. Nessa terça-feira, a UTI teve que ser interditada depois que seis pacientes foram diagnosticadas com a superbactéria.

Nessa terça-feira, o Hospital informou que os pacientes em estado grave não podem ser transferidos para a UTI, o que vem acarretando superlotação no pronto-socorro. Para evitar transtornos, a unidade solicitou que sejam evitadas transferências de doentes em estado grave ao hospital.

Os pacientes estão sendo levados para as unidades de atendimento integrado, o que ocasionou sobrecarga, de acordo com a prefeitura. Mesmo assim, a administração municipal garante que as unidades têm capacidade para atender a demanda. A Secretaria Municipal de Saúde informou que todos pacientes classificados continuarão sendo atendidos de acordo com os critérios de urgência e emergência.

Investigação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nesta quarta-feira que a Vigilância Sanitária municipal já está investigando o caso dos seis pacientes contraíram que a superbactéria KPC. Por meio de nota, a SES informou que a Vigilância foi notificada na terça-feira sobre os casos e que o órgão municipal enviou uma equipe à unidade para apurar o caso. Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as medidas iniciais de controle já foram providenciadas pelo hospital.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)