(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos da UFMG temem adiamento de segundo semestre letivo por causa da greve

Matrícula foi adiada por tempo indeterminado por causa da greve dos servidores técnico-administrativos. Assessoria da instituição diz que se greve continuar, pode haver alterações no calendário


postado em 15/07/2015 16:43 / atualizado em 15/07/2015 16:50

Ana Carolina Girundi faz intercâmbio pela Europa e adiantou a volta por conta do início do semestre letivo em agosto. Agora, teme voltar e ficar sem aulas(foto: Arquivo Pessoal)
Ana Carolina Girundi faz intercâmbio pela Europa e adiantou a volta por conta do início do semestre letivo em agosto. Agora, teme voltar e ficar sem aulas (foto: Arquivo Pessoal)
Alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) temem que o início do segundo semestre letivo seja adiado devido à greve dos servidores ténico-administrativos. Embora ainda não haja nenhum posicionamento oficial da reitoria, a assessoria de imprensa da instituição admitiu que, se a paralisação continuar, pode haver alteração no calendário acadêmico.

Em greve há 45 dias, os funcionários que atuam nas secretarias, bibliotecas, laboratórios e outros setores também auxiliam no processo de matrícula. O cadastro dos veteranos e calouros foi adiado por tempo indeterminado.

Em um comunicado divulgado na última sexta-feira, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, disse que a matrícula dos veteranos, marcada para acontecer entre os dias 14 e 18 deste mês, foi afetada pela greve. Segundo a nota, embora seja feita eletronicamente, a matrícula depende do lançamento da oferta de disciplinas para o segundo semestre.

Já no caso dos calouros, a matrícula eletrônica já foi feita na data determinada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No entanto, segundo a assessoria de imprensa da UFMG, os novos alunos da instituição ainda aguardam pela data do cadastro presencial.

Ana Carolina Girundi, de 23 anos, cursa Arquitetura e Urbanismo e faz um intercâmbio pela Europa. A aluna estudou em Londres, na Inglaterra e agora faz um estágio em Portugal. "Reduzi meu tempo de estágio aqui e pedi para voltar mais cedo, já que as aulas começariam em agosto. Agora, eu posso voltar e ficar sem aula", conta. Ana Carolina diz que formaria no fim de 2016, mas se houver atraso do início do calendário acadêmico, teme que a formatura também seja adiada.

Guilherme Ribeiro, de 19 anos, acabou de concluir o primeiro período de Filosofia. O estudante está apreensivo e diz que o problema poderia prejudicar a dinâmica do curso. "Temo o adiamento, e temo muito. A luta dos grevistas é justa, mas me prejudicaria muito. Ou teríamos aulas nas férias ou teríamos uma disciplina que deveria durar três meses em apenas um mês", diz.

O estudante teme que as aulas sejam reduzidas. "Eu estudo bastante e, pelo menos em filosofia, as aulas são poucas e não podem ser diminuídas. Nesse caso, seria melhor eu ler um livro sobre o assunto da disciplina e ficaria pelo mesmo", avalia.

Reunião marcada

O Sindicato dos Trabalhadores de Instituições Federais (Sindifes) tem uma reunião marcada com representantes do Ministério do Planejamento no dia 21. A categoria espera que o governo apresente uma nova proposta para por fim ao impasse.

A reivindicação incial era de reajuste salarial de 27,3% , relativo à reposição de perdas com a inflação. A última proposta do governo foi de um reajuste de 21,5% dividido em quatro anos. A categoria fez uma contraproposta e está disposta a negociar se esse período for reduzido em até dois anos.

Entre outras reivindicações estão o aprimoramento da carreira, turnos contínuos com redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem ponto eletrônico e redução de salário, revogação da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerir os hospitais universitários das instituições e processo eleitoral paritário para escolha de gestores nas universidades públicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)