(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereador de BH quer proibir cobrança de taxas para fotografias e filmagens em parques

Projeto de lei apresentado na Casa Legislativa da capital visa derrubar instrução normativa da PBH que impõe taxas para realização de trabalhos em parques administrados pela Fundação Zoo-Botânica


postado em 09/07/2015 18:52 / atualizado em 09/07/2015 20:33

(foto: Leadro Couri/EM/D.A. Press)
(foto: Leadro Couri/EM/D.A. Press)
A Câmara Municipal de Belo Horizonte recebeu, no início da noite desta quinta-feira, um projeto de lei que proíbe a cobrança de taxas para a realização de filmagens e fotografias nos parques administrados pelo Fundação Zoo-Botânica (FZB-BH) da capital. Os valores cobrados pelo órgão municipal chegavam a R$ 3 mil pelo agendamento diário de um dos espaços. Fotógrafos e profissionais do audiovisual protestaram contra os valores, considerados abusivos pela categoria.

De acordo com o artigo primeiro do texto do PL, apresentado pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC), a proibição da cobrança das taxas vale para produções "com ou sem fins lucrativos". A justificativa do veto, proposto pelo vereador, é a de que os parques são locais públicos, custeados pelo município por meio de tributos pagos pelos cidadãos.

Nessa quarta-feira o em.com.br publicou matéria repercutindo a taxação dos serviços entre profissionais e o presidente da FZB-BH. O fotógrafo Alexandre Gomes Reis argumentou que os valores eram "um absurdo" e que os profissionais já pagam impostos. Reis admitiu que não se importaria em pagar um valor simbólico para organização e conservação dos locais, mas que a FZB-BH havia extrapolado nas cobranças.

Segundo o presidente da FZB-BH, Jorge Espeschit, o intuito das taxas não é arrecadatório e a fundação se colocava à disposição de profissionais da área para que pudessem discutir, revisar e aprimorar as normas estipuladas pelo órgão.

O PL ainda precisa passar pelas comissões reguladoras da câmara antes de ir a votação em plenário. Se aprovado, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Marcio Lacerda.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)