(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo-horizontinos fazem exercícios ao ar livre para espantar o frio

Nas praças e vias da cidade usadas para se exercitar, era possível encontrar um grande número de entusiastas da boa forma


postado em 28/06/2015 06:00 / atualizado em 28/06/2015 08:47

Muita gente manteve a rotina de caminhar ao ar livre, apesar da baixa temperatura(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Muita gente manteve a rotina de caminhar ao ar livre, apesar da baixa temperatura (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)

Mesmo no dia mais frio do ano em Belo Horizonte, com a temperatura chegando a 9,1°C durante a madrugada, quem gosta de praticar esportes não abriu mão da caminhada ou de outro tipo de atividade física ao ar livre. Nas praças e vias da cidade usadas para se exercitar, era possível encontrar um grande número de entusiastas da boa forma.

Adepto de caminhadas semanais na Praça da Liberdade, o professor universitário Alexandre Miserani confessa que no inverno enfrenta dificuldades ao levantar da cama para iniciar a prática de seus exercícios matinais, mas redobra os esforços porque sabe que valerá a pena. “A preguiça é somente ao levantar. Quando começo a me exercitar a energia vem. Estar aqui não é o problema”, confessa. Já Suelen Martins gosta de praticar exercícios no frio, já que, para ela, o calor causa desconforto e mais exaustão. “Sinto-me mais motivada e visto várias blusas. À medida que vou aquecendo, vou tirando”, conta a estudante de fisioterapia, que não abriu mão de correr pela pista da Avenida dos Andradas, onde a temperatura atingiu 13 graus.

Praticantes de caminhada na Praça Floriano Peixoto, Antônio e Eliane Carvalho dão uma sugestão para os que acabam adiando os exercícios para ficar um pouco mais na cama. O casal é habituado a acordar mais cedo e partir para os exercícios cerca de duas horas depois que levantaram. Assim, a ideia de despertar não fica diretamente ligada ao “sacrifício” de fazer um exercício. “Seguimos a rotina de sair da cama às 6h e ir caminhar somente às 8h, horário em que o frio está menos rigoroso. No inverno, os cobertores ficam melhores, a casa está mais quente, mas priorizamos a caminhada que fazemos juntos. A conversa que temos é sempre diferente”, explicam.

METABOLISMO ACELERADO
O cardiologista Selem Safar Teixeira Pinto concorda e orgulha-se da decisão de não deixar os exercícios físicos de lado nesta época do ano. “No inverno, o apetite aumenta e a tendência é que as pessoas ingiram maior quantidade de alimentos com gordura, pois, quanto maior a sensação de frio, maior a fome. Isso ocorre porque, para manter a temperatura do organismo, o metabolismo precisa acelerar o desempenho. A prática de atividades ajuda a manter a forma e torna o coração menos suscetível a doenças”, explica.

Selem adverte, entretanto, que alguns cuidados devem ser tomados antes de fazer exercícios com baixas temperaturas. “Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves, como casacos e calças de moletom, já que, sufocar o corpo com muitas peças, elimina sais minerais em excesso, o que não é saudável. Além disso, antes de começar o exercício, é importante aquecer e se alongar. A hidratação é extremamente necessária antes, durante e depois, porque, assim como no verão, o corpo perde líquidos por meio da transpiração”, recomenda.

Força da massa polar

A massa polar que está agindo sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, e que fez com que a temperatura em Maria da Fé, no Sul de Minas, caisse ontem para 0,3 °C, vai manter os termômetros em baixa pelo menos até amanhã, de acordo com a previsão dos institutos de metereologia. Ontem, todas as regiões do estado apresentaram temperaturas baixas, em torno dos 10 graus. Em Monte Verde,  também no Sul do estado, a mínima foi de 0,8°C.  Em Pirapora, Região Norte, a mínima chegou a 9,5°C, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata, os termômetros marcaram 10,4°C. Na Região Central, as temperaturas chegaram a 9,4°C em Barbacena, 9°C em Ouro Preto e 5,7°C em Florestal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)