(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fies terá 61,5 mil vagas e juros mais altos


postado em 27/06/2015 00:12 / atualizado em 27/06/2015 07:33

O Fies, programa federal de financiamento estudantil, terá um total de 61,5 mil novas vagas no segundo semestre, informou ontem o ministro da Educação, Renato Janine, em vídeo postado em seu perfil no Facebook. Somadas à oferta no primeiro semestre, o programa terá, em 2015, um total de 313,9 mil novos contratos - o que corresponde a 43% dos financiamentos do ano passado. “Esperamos nos próximos anos manter nesse patamar. Esta é a intenção do governo”, disse Renato Janine


Ele destacou ainda novas regras: os contratos, a partir de agora, estão sujeitos a juros de 6,5% - até aqui, o percentual era de 3,4%, bem abaixo dos praticados no mercado. “Os juros sofrem um pequeno reajuste, passam a 6,5%. Continuam sendo subsidiados, sim, pela sociedade brasileira, mas são mais alinhados com a inflação do último ano”, disse.

Janine reforçou que, a partir de agora, cursos com nota mais alta no Conceito Preliminar de Curso (CPC) terão prioridade na oferta, assim como as graduações do Norte, Centro-Oeste e Nordeste, e três áreas do conhecimento. “Vamos aumentar os cursos destinados à engenharia, para melhorar a produtividade da economia brasileira, de formação de professores, para melhorar nossa formação básica e de saúde, obviamente para melhorar a saúde dos brasileiros.” Os novos critérios serão publicados em portaria na próxima semana - não foi informada a data do início das inscrições.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)