(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Católicos dedicaram o sábado à meditação na Serra da Piedade


postado em 05/04/2015 07:00 / atualizado em 05/04/2015 07:57

Católicos perfumaram o altar do santuário em Caeté
Católicos perfumaram o altar do santuário em Caeté

O sábado seguinte à sexta-feira da Paixão é destinado ao silêncio e à meditação. Foi o que fizeram centenas de fiéis que foram nesse sábado ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH. Às 15h, começou o ritual de unção do corpo de Cristo com óleos perfumados, uma tradição do santuário. “Maria, irmã de Lázaro, foi quem perfumou os pés de Cristo, quando ele fez uma visita à família. Muitos dizem que ela estava pressentido e que o ato é alusão à ressureição do senhor”, ensina o pró-reitor do santuário, padre Carlos Antônio Silva, que conduziu a cerimônia.

O padre lembrou que perfurmar os corpos antes de serem sepultados também é uma tradição judaica, que foi assimilada pelos cristãos. “Nesse dia dedicado ao silêncio, somos convidados a ir ao altar, que simboliza o corpo santo do senhor, e perfurmar como forma de levar nossas dores, nossas angústias e sofrimento”, completa. Em sua homilia, o padre convidou todos a pensar maneiras de cada um ser “o próprio perfume de Cristo” na sociedade. A reflexão sugeria que cada um possa oferecer o melhor de si para reverter as mazelas sociais, injustiças e corrupção. “É um momento de conversão e mudança de mentalidade”, afirmou.

A cerimônia também lembra a ida das mulheres ao sepulcro para cuidar do corpo de Jesus depois da crucificação. “Maria Madalena foi uma das que acompanhou Jesus em toda a sua caminhada”, relembrou irmã Eunice Parolini. Ela destacou como Jesus foi amável com as mulheres. “Madalena é pega em adultério. Muitos queriam apedrejá-la, mas Cristo disse que atirasse a primeira pedra quem não tivesse pecado. Todos saíram um a um.” A religiosa integra a congregação Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade há 30 anos.

Muita gente aproveitou o dia para agradecer graças alcançadas. É o caso da fisioterapeuta Priscila Gomes Nunes, de 29, que agradeceu pela saúde de seus filhos gêmeos, Francisco e Antônio, de 5 meses. “Um ano atrás, descobri que estava grávida. Me disseram que tudo que a gente pede a Nossa Senhora da Piedade, ela nos dá. Pedi pela saúde dos meus filhos. Eles nasceram prematuros e tiveram que ficar na UTI neonatal. Fiz um voto e ela me atendeu”, disse. Na tarde desse sábado, ela foi com o gêmeos, o marido e a filha Helena para agradecer. “Aqui é um reduto de energia e paz. Nos momentos difíceis, estava sempre envolvida com o manto azul escuro, que é o dela”, disse.

Também não faltou quem foi até o santuário para apreciar o mar de montanhas. A fisioterapeuta Amanda Álves Garcia, de 29, ficou encantada com a beleza da serra, que visitou pela primeira vez. Ela foi à celebração com a mãe, a sogra e o marido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)