(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obras de reparo no Viaduto Gil Nogueira, na Pampulha, em BH, vão até domingo

Trabalho teve início na madrugada desta sexta-feira e vai corrigir desnível no elevado


postado em 03/04/2015 09:41 / atualizado em 03/04/2015 13:13

Operários trabalham na obra de conserto de desnível em viaduto na capital(foto: Guilherme Paranaíba/EM/D.A Press)
Operários trabalham na obra de conserto de desnível em viaduto na capital (foto: Guilherme Paranaíba/EM/D.A Press)

As obras de reparo do viaduto Gil Nogueira, Avenida Portugal, próximo à Estação do Move Pampulha, em Belo Horizonte, começaram na madrugada desta sexta-feira. Os operários concentraram esforços na parte superior do elevado para a readequação da junta de dilatação da estrutura.

Inicialmente, conforme a Prefeitura da capital, o serviço estava previsto para começar na manhã de hoje. Entretanto, segundo trabalhadores da obra, um dos lados do viaduto foi levantado já na madrugada para a colocação de três novas peças que servem como estrutura de apoio. Elas funcionam como aparelhos de transição para absorção do impacto causado pela movimentação normal do viaduto. Essas estruturas se juntam a outras duas, implantadas no viaduto desde a inauguração (veja infografia). A previsão é de que a intervenção no outro lado do elevado seja realizada na madrugada deste sábado.

A obra está sendo executada para corrigir um desnível de 2,5 centímetros que surgiu nos pilares do elevado. Calcula-se que os trabalhos sejam encerrados no domingo. O problema foi detectado durante vistoria da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) no fim de 2014 e informado pela prefeitura às empresas Consol e Cowan, em fevereiro. Segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, não ha risco de queda.

Por causa das obras a Avenida Pedro I, entre os viadutos Niemeyer e o Gil Nogueira, além do elevado que apresentou os problemas, foram interditadas nos dois sentidos.

Segundo a BHTrans, as mudanças, entre outras, incluem nova circulação na Rua Irlanda, entre a Avenida Portugal e a Rua Sãozinha Baggio Coutinho, e na Rua São Miguel, entre a Rua Maria Moreira Reis e Praça Três Poderes, com circulação invertida. Foram implantados semáforos na Avenida Portugal, entre ruas Jamaica e Irlanda; e na Rua São Miguel, entre Praça Três Poderes e Rua Jamaica.
Agentes da BHTrans monitoram os desvios no trânsito na região do viaduto(foto: Guilherme Paranaíba/EM/D.A Press)
Agentes da BHTrans monitoram os desvios no trânsito na região do viaduto (foto: Guilherme Paranaíba/EM/D.A Press)


PBH RECONHECE FALHA O prefeito de capital, Marcio Lacerda (PSB), admitiu na última terça-feira que houve erro na construção do viaduto Gil Nogueira. " A empresa que construiu disse que houve problema. A que executou (empresa) disse que houve problema de projeto. A perícia que será feita vai determinar isso", afirmou.

O Gil Nogueira é o terceiro viaduto com problemas dos sete do BRT/Move da Pedro I, de responsabilidade da Consol e da Cowan. Em julho de 2014, a alça sul do viaduto Batalha dos Guararapes caiu e deixou duas pessoas mortas, 23 feridas e fechou o trânsito na Avenida Pedro I por mais de 60 dias.

INVESTIGAÇÃO O Ministério Público de Minas Geras vai investigar o problema estrutural detectado no Viaduto Gil Nogueira. O promotor Eduardo Nepomuceno, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, informou que enviará um pedido de informações à administração municipal sobre o desnível apresentado no elevado, além de solicitar a um perito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea) um posicionamento a respeito do caso.

Com informações de Valquíria Lopes, Luana Cruz e João Henrique do Vale

(foto: Soraia Piva/Arte EM)
(foto: Soraia Piva/Arte EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)