(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministério da Saúde promete repasse de vacinas com problema de fornecimento em MG

No Estado, há atrasos de BCG e Tetraviral. Na capital mineira, além das duas vacinas, estão em falta a Dupla Adulto, VERO (contra raiva) e Febre Amarela


postado em 19/03/2015 17:35 / atualizado em 19/03/2015 17:45

A falta de vacinas nos postos de saúde de Belo Horizonte e também em cidades do interior de Minas Gerais vai começar a ser resolvida nesta sexta-feira. O Ministério da Saúde informou que vai regularizar o repasse de medicamentos até abril. No Estado, há atrasos de BCG e Tetraviral. Na capital mineira, além das duas vacinas, estão em falta a Dupla Adulto, VERO (contra raiva) e Febre Amarela. Os pacientes estavam tendo que agendar horários para receber a BCG. O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, disse, nesta quinta-feira, que a situação financeira também deve ser regularizada pela União dentro de um mês.

Os atrasos na distribuição das vacinas começou no início deste ano. Conforme o Ministério da Saúde, os laboratórios que produzem seis das 27 vacinas oferecidas ao SUS realizaram recentemente reformas “para reforçar a qualidade dos produtos”. O procedimento causou a demora do repasse. Por causa disso, o cronograma de distribuição das vacinas foi readequado. A previsão é de começar o repasse nesta sexta-feira até abril.

A medida será bem vinda para Minas Gerais. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), houve atrasos nas vacinas BCG e Tetraviral no Estado. Conforme o órgão, foram solicitados 220 mil doses da vacina BCG, mas somente 51,8 mil doses foram recebidas no fim de fevereiro e, outras 51,8 mil, têm previsão de entrega até o fim de março.

Em relação à vacina tetra-viral, a secretaria solicitou 30 mil doses e foram recebidas 8.667 doses. Está prevista a chegada de 26 mil doses nesta sexta-feira. O órgão orienta os municípios e regionais de saúde que distribuam as vacinas para unidades de saúde que sejam estratégicas, sendo aplicadas em dias previamente agendados, de modo a concentrar a vacinação.

Na capital mineira, as vacinas em falta são BCG, Tetra Viral, Dupla Adulto, VERO (Vacina contra raiva) e Febre Amarela. No caso das vacinas Dupla Adulto, VERO e Febre Amarela, a redução de doses recebidas pelo município não está afetando o atendimento à população, segundo a secretaria municipal de saúde. O órgão tinha doses em estoque.

A situação é complicada no caso da BCG. Por causa da situação de falta da vacina, estão sendo feitos agendamentos para receber as doses.

Veja o cronograma do Ministério da Saúde

Dupla Adulto (DT) – Até início da próxima semana, será iniciado o envio de cinco milhões de doses da DT aos estados brasileiros. A média mensal de distribuição é de dois milhões de doses.

BCG – Até o final desta semana, começa a distribuição de 712 mil doses da vacina. Outras 600 mil doses serão liberadas após análise de qualidade. A média mensal de envio aos estados é de 1 milhão de doses.

Tetra viral – Até o final deste mês, 300 mil doses da vacina serão enviadas, o que atende demanda mensal.

HIB – 70 mil doses estão em análise pela Anvisa e posterior controle de qualidade pelo INSQS. Tão logo sejam liberadas, o prazo de distribuição é 24 horas. O quantitativo atende a demanda de oito meses, já que a média mensal 8.500 doses.

Febre Amarela – Ainda neste mês de março, 180 mil doses serão distribuídas aos estados brasileiros. A situação deverá estar normalizada em abril, com a distribuição de dois milhões de doses aos estados de todo o país. A média de envio é de 1,6 milhões de doses, por mês.

Antirrábica – Nesta sexta-feira começa distribuição aos estados de 195 mil doses da vacina. Vale ressaltar que a média mensal de envio aos estados é 150 mil doses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)