(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro da Saúde vem a BH anunciar ampliação da vacinação contra o HPV

Arthur Chioro vai vir a Belo Horizonte na segunda-feira para lançar a campanha. Neste ano, além das meninas de 11 a 14 anos, as garotas de 9 a 11 anos também poderão ser imunizadas


postado em 06/03/2015 17:47

A campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) será ampliada neste ano. Além das meninas de 11 a 14 anos, as garotas de 9 a 11 anos também poderão ser imunizadas. Mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV e Aids também entraram na lista de prioridades. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, vai vir a Belo Horizonte na segunda-feira para lançar a campanha. Ele vai passar as estratégias para 2015. O evento está marcado para as 9h30 na Escola Municipal Marconi, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.

A vacina é utilizada para a proteção contra as infecções causadas pelo vírus, que está relacionada a vários tipos de câncer, entre eles o do colo do útero, boca e garganta. O câncer do colo do útero é considerado o terceiro mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal. Estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que 290 milhões de mulheres no mundo sejam portadoras da doença e que, todos os anos, 270 mil morrem devido a esse tipo de câncer.

O Ministério da Saúde pretende vacinar 80% do público-alvo. Para ficar dentro dos valores estipulados, Minas Gerais terá que imunizar 478.679 meninas de 9 a 11 anos e 1.815 mulheres que convivem com o HIV/Aids. Na primeira etapa da campanha contra o HPV, iniciada em março de 2014, foram vacinadas 497.449 (103%) meninas de 11 a 14 anos no estado, superando a meta de 80%. A vacinação ocorreu nas escolas e nas unidades básicas de saúde. No entanto, para a segunda dose, apenas 326.452 meninas mineiras (67%) retornaram às unidades de saúde.

O esquema vacinal contra o HPV é composto por três doses, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. Apenas com o esquema vacinal completo é possível garantir a imunização. As meninas de 11 a 14 anos que não tomaram a primeira dose e nem a segunda, também poderão ser imunizadas neste ano.

A infecção pelo vírus HPV é considerada comum. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos do vírus em algum momento da vida e essa porcentagem pode ser ainda maior em homens. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina em todo o mundo esteja infectada pelo HPV.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)