(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Visitas são suspensas em presídio de Divinópolis por causa de suspeita de meningite em preso

Detentos ficaram revoltados com a determinação e iniciaram um tumulto. O preso Marcelo José de Oliveira, de 41 anos, segue internado com suspeita da doença


postado em 16/03/2015 15:32 / atualizado em 16/03/2015 16:16

Detentos do Presídio Floramar, em Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, se revoltaram com a suspensão da visita de familiares no último fim de semana e fizeram um tumulto na unidade. A presença de parentes na cadeia foi impedida pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) por causa da suspeita de meningite em um dos presos.


O preso Marcelo José de Oliveira, de 41 anos, começou a passar mal na última sexta-feira. Se queixando de dores na cabeça, recebeu os primeiros atendimentos na cela onde se encontrava. Em seguida, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ele passou por exames, que ainda não estão prontos. A suspeita dos médicos, segundo a Suapi, é que ele esteja como Meningite Meningocócica.

Para evitar o contágio da doença entre os outros detentos, todos que estavam na mesma cela de Marcelo foram medicados e estão em observação. Segundo a Suapi, o mesmo procedimento está sendo feito com outros presos do pavilhão. Por causa da situação, a direção do presídio decidiu cancelar a visita de parentes no fim de semana.

A proibição das visitas causou revolta de detentos, que começaram um tumulto por volta das 9h30 do último sábado. O Grupo de Intervenção Rápida do Sistema Prisional (GIR) conseguiu controlar a situação por volta das 12h, conforme a Suapi. Ninguém ficou ferido e nenhum dano ao patrimônio foi registrado.

De acordo com a Suapi, servidores de saúde da Superintendência de Atendimento ao Preso, da Subsecretaria de Administração Prisional já estão na unidade para acompanhar o caso.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos. Os principais sinais e sintomas são febre alta que começa abruptamente; dor de cabeça intensa e contínua; vômitos em jato; náuseas; rigidez de nuca; podem surgir pequenas manchas vermelhas na pele.

A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória. Por isso, a principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando que a doença seja transmitida a outras pessoas. O tratamento é feito com antibióticos específicos.

Ceresp Gameleira

Tumulto também foi registrado na manhã desta segunda-feira no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte. Presos queimaram colchões e jogaram no corredor de um dos pavilhões. Muita fumaça, gritos e bombas foram vistas por vizinhos no local.

Conforme a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), A movimentação teve início por volta das 7h30 e foi resolvida aproximadamente em 30 minutos. Um procedimento interno foi aberto para apurar o ocorrido. (Com informações de Luana Cruz)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)