(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria do Meio Ambiente confirma esterilização em capivaras da Pampulha

O procedimento será realizado nos animais capturados pela prefeitura e que hoje estão em um parque da região


postado em 16/12/2014 19:24

As capivaras recolhidas na orla da Lagoa da Pampulha serão esterilizadas . A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou, nesta terça-feira, que vai seguir os estudos apresentados na segunda-feira por um professor veterinário da Universidade de Viçosa. A técnica foi usada na cidade que também sofreu com a superlotação dos roedores. Ao todo, 46 animais foram capturados e estão no parque da Pampulha. Destes, 60% estão com sorologia positiva para a bactéria da febre maculosa, a rickettsia rickettsi.

Ainda não há uma data certa para o procedimento. Os machos passarão por um procedimento de vasectomia e as fêmeas por laqueadura. Está sendo estudado a aplicação de carrapaticida nos roedores, mas a estratégia apenas será feita com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Outra preocupação é para combater os carrapatos-estrela no entorno da Lagoa da Pampulha. Para isso, a Secretaria de Saúde vai montar um plano de ação junto com agentes do Ministério da Saúde. “Será um plano de contingência para intensificar o controle do carrapato e eliminar o máximo possível o vetor que transmite a febre maculosa”, comenta Maria Tereza da Costa Oliveira, gerente de vigilância em saúde da Secretaria Municipal de Saúde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)